Colunista social denuncia descaso da PMJP com Estação Cabo Branco e desabafa: “é preciso mais cuidado”
Nota postada por Abelardo em sua coluna no Jornal Correio

Considerado um mais renomados dos colunistas sociais da Paraíba, o jornalista Abelardo Jurema está denunciando o descaso com qual a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem tratado a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada no Altiplano.

Na edição deste sábado (25) do Jornal Correio da Paraíba, Abelardo usou sua coluna diária para denunciar a situação de abando em que se encontra a obra projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

“A Estação Ciências Cabo Branco está merecendo cuidados. O projeto original de Oscar Niemeyer vem apresentando problemas que se agravam com a falta de manutenção adequada”, alertou o colunista social.

De acordo com Abelardo, turistas têm denunciado o estado de abandono em que se encontra a Estação Cabo Branco e cobrou mais zelo por parte da gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PSD).

“Turistas que visitam o monumento que transformou a área do ponto extremo oriental das Américas tem observado que é preciso mais cuidado com aquele patrimônio público”, pontuou.

Essa não é a primeira vez que o equipamento arquitetado Niemeyer vira alvo da imprensa. No início de junho deste ano, a TV Cabo Branco exibiu longa reportagem retratando os problemas detectados no equipamento.

“Vidros da estrutura estão quebrados, paredes com lodo escorrendo, piso quebrado, segundo andar da torre interditado para manutenção – mas sem obras -, infiltrações e falta de limpeza nas obras de arte expostas ao ar livre”, descreveu a reportagem da Cabo Branco.

À época em que a reportagem foi exibida na TV, a diretora da Estação Cabo Branco, Marianne Goés, responsabilizou às empresas terceirizadas pelos problemas retratados na matéria.

Saiba mais

A Estação Ciências foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada no dia 3 de julho de 2008 pelo então prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB). O complexo possui mais de 8.500m² de área construída no bairro do Altiplano Cabo Branco.

O equipamento tem a missão de levar cultura, arte, ciência e tecnologia à população de forma gratuita. A Estação Cabo Branco recebeu esse nome por meio de votação popular. Horário de funcionamento: Terça à sexta-feira – 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados – 10h às 19h.