Colégio GGE oferece aulas de robótica para estimular desenvolvimento de habilidades

Estimular o raciocínio lógico das crianças, aflorar a criatividade e incentivar o trabalho cognitivo são apenas alguns dos benefícios que o Colégio GGE proporciona em seus alunos através da robótica educacional. Com uma disposição diversa de projetos com foco na resolução de problemas, os estudantes podem desenvolver desde cedo habilidades necessárias na vida adulta.

O professor Inaldo Gomes explica que, nesses projetos, a linguagem de programação é executada para que os alunos possam verificar em grupo se eles realmente estão chegando naquilo que queriam e no que o robô fizesse. Dessa forma, os jovens conseguem desenvolver a capacidade cognitiva e a interrelação entre eles mesmos, sabendo que cada vez mais esse manejo é necessário no mercado de trabalho – visto que profissionais atuais estão voltados a atuarem em soluções ágeis de problemas.

“Com a robótica, os alunos também desenvolvem atividades manuais da parte motora e fazem construções. Assim, também desenvolvem uma visão tridimensional, na qual conseguem construir objetos em três dimensões, tanto na parte de modelagem, quanto na parte de estrutura física”, pontua o professor.

Outros benefícios da robótica educacional são: ajudar a criar metas, definir estratégias, seguir um deadline, ter uma rotina diária, desenvolver a organização inteligente, a tomada de liderança, a postura e o compromisso dentro de um grupo. Essas e outras habilidades, que desenvolvidas no projeto, são essenciais para a vida profissional e pessoal, e os alunos do GGE já conseguem trabalhá-las desde a escola.

Robótica em três linhas de atuação

O professor explica ainda que a robótica possui três linhas de atuação dentro do Colégio. A primeira é a robótica no período integral, que acontece no turno da tarde. Para os alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental, as aulas têm duração de 30 minutos. Já no terceiro ano, duram uma hora.

“O objetivo dessa pílula é motivar o aluno a usar os recursos da tecnologia para desenvolver projetos e atrair a criança para o universo da tecnologia”, ressalta.
Na segunda linha de atuação, as aulas são voltadas em como utilizar os recursos para criar soluções mais simples. “Essa parte é muito rica porque é uma experiência na qual os estudantes vão usar os recursos do Kits de Robótica LEGO EDUCACIONAL, por exemplo, para poder resolver situações do dia-a-dia. São possibilidades que eles vão começar a descobrir”, ressalta o professor.

Já a turma do G1, composta por estudantes do segundo ao quarto ano, os kits de robótica entram em ação. Eles são compostos de diversos materiais, como a sucata. Nesses desafios os alunos chegam a construir garras robóticas e começam a explorar a engenharia de criar robôs capazes de pegar objetos em determinados locais e colocar em outros.

O segmento G2 acontece com os alunos do quinto ao oitavo ano, já abordando o trabalho em equipe para dar autonomia ao pré-adolescente. Os desafios vão desde batalhas de robô, como também participações na Olimpíada Brasileira de Robótica.

“Esses estudantes foram competir com os alunos do ensino médio e tiveram uma excelente colocação. Tivemos também medalhistas de ouro entre outros medalhistas na Olimpíada Brasileira de Robótica. A robótica está no entorno da parte de competição, na esfera de desafios. Eles mesmos entram no universo de ‘como é que eu posso melhorar o projeto de equipe?’. Buscam incessantemente criar novas soluções dentro desse espaço”, finaliza Inaldo.

Sobre o GGE

Com a nova unidade em pleno funcionamento em João Pessoa, o Colégio GGE também quer trazer os bons resultados obtidos com alunos de Pernambuco para a capital paraibana. A rede completa, agora em março, 27 anos de história.

O sucesso do Colégio GGE vem da sua metodologia de ensino própria, apoiada por uma equipe de professores altamente capacitados e pelo Sistema de Gestão Pedagógica V4, que é referência no Nordeste.

Mais Informações:
Site: gge.com.br/web/unidade-joao-pessoa
Telefone: (83) 3142-0081

Programa de Robótica ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional de alunos do Colégio GGE: