Colégio em JP é autuado e multado em R$ 30 mil por poluição ambiental

Sudema analisou amostras coletadas no local durante vistoria realizada pela Operação Praias Limpas na semana passada

Sudema começa licenciamento de carros de som para período eleitoral
Foto: Divulgação

O Colégui AZ foi autuado, nesta quarta-feira (13), pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) evido à poluição em níveis que representam risco à saúde humana. A instituição fica localizada na Avenida Ruy Carneiro, em João Pessoa. A autuação foi fundamentada em uma análise bacteriológica de amostras coletadas durante vistoria realizada pela Operação Praias Limpas na semana passada.

Além da autuação, foi aplicada uma multa de mais de R$ 30 mil (500 UFRPBs) ao colégio. A vistoria identificou o lançamento de resíduos (esgoto) em desacordo com a legislação ambiental vigente, o que levou ao embargo dos banheiros do andar superior do estabelecimento até que as irregularidades sejam corrigidas.

O documento emitido pela Sudema ressalta que o descumprimento das medidas estabelecidas acarretará em sanções penais e administrativas. A Operação Praias Limpas, responsável pela ação, é uma iniciativa conjunta da Sudema, Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretaria Municipal de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam). A operação visa identificar lançamentos irregulares de esgoto, despejos de resíduos no mar e conexões clandestinas na cidade.