Codorna, pata, avestruz: conheça diferentes tipos de ovos e como usar na sua cozinha

Pode ser frito, cozido, mexido ou pochê. Faz massas, bolos, gemada e suspiro. Excelente fonte de proteína, o ovo é também um dos ingredientes mais versáteis disponíveis em qualquer cozinha. Além dos ovos de galinha caipira, cada vez mais populares, os outros tipos mais consumidos são o de codorna, de pata e de avestruz – este mais raro devido ao preço alto.

Para você escolher o melhor ovo para cada ocasião, preparamos um comparativo entre os tipos comestíveis mais comuns nas mesas brasileiras.

1De codorna
Pesa em média 12 gramas e tem 19 calorias. O menorzinho da turma é também um dos mais simpáticos e fotogênicos e, por isso mesmo, são muito usados tanto fritos quanto cozidos, em delicados canapés e saladas. O sabor é bastante semelhante ao ovo de galinha, assim como os nutrientes. Devido à diferença de tamanho, no entanto, cinco ovos de codorna equivalem a um único de galinha.

 

 

2De galinha
Pesa em média 55 gramas e tem 84 calorias. O mais comum deles tem sido cada vez mais usado na sua variante caipira, ou seja, aquele produzido por galinhas criadas com mais espaço e liberdade do que suas colegas de granja. Isso garante um ovo mais saboroso, com gema de coloração amarela mais forte e com uma concentração de nutrientes cinco vezes maior.

 

 

3De pata
Pesa em média 100 gramas e tem 185 calorias. Também se parece com o de galinha no sabor, mas tem teores mais altos tanto de gordura quanto de proteína. Além disso, é bastante indicado na confeitaria, já que apresenta consistência mais gelatinosa.

 

 

 

4De avestruz
Pesa até 1,5 quilo e tem quase 2.000 calorias. Tudo nele é superlativo: um ovo de avestruz equivale a cerca de 20 ovos de galinha. Dá para servir omelete para uma festa inteira. É um tipo de ovo mais difícil de encontrar por aqui, já que a demanda é pequena, a produção é restrita e o custo é bem alto: o preço médio é de R$ 70 por unidade.