‘Coceira misteriosa’ é investigada em seis municípios paraibanos; saiba quais

Na última sexta-feira (26), a Saúde do Estado alertou aos profissionais de saúde sobre a necessidade de notificar as lesões

A Paraíba contabiliza 11 notificações de casos suspeitos de coceira, conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB). Os primeiros casos do surto apareceram no Recife, no início do mês passado, onde as pessoas relatam coceira intensa, com lesões avermelhadas espalhadas pela pele. A causa ainda é desconhecida.

Os casos suspeitos estão espalhados em João Pessoa (5), Cajazeiras (2) e Alagoa Nova, Caldas Brandão, Campina Grande e Maturéia, que apresentam um cada.

“Todas essas notificações seguem em investigação para que possamos compreender suas causas”, explicou o secretário Executivo de Saúde, Daniel Beltrammi. Ele afirmou ainda que novas informações sobre os casos registrados serão divulgadas após análises.

Na última sexta-feira (26), a SES-PB emitiu nota técnica aos profissionais de saúde do Estado, alertando sobre a necessidade de notificar casos suspeitos de coceira.

O caso suspeito, conforme a SES, é de um indivíduo que, independentemente da idade, apareça com quadro de lesão cutânea e de prurido, acompanhado ou não de lesões na mucosa orofaríngea ou dor de garganta ou diarreia ou febre ou outro sintoma a partir de 01 de novembro de 2021.

A recomendação destaca que os profissionais devem notificar imediatamente, em até 24 horas a partir da suspeita inicial, todos os casos suspeitos à SES, através de preenchimento do formulário eletrônico.