A sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta terça-feira (29) foi aberta e encerrada, logo em seguida, em sinal de luto pela morte do Arcebispo Emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires. Dom José faleceu no último domingo (27), em Belo Horizonte (MG), onde estava se tratando de uma pneumonia.

A Mesa Diretora da Casa emitiu nota de pesar pelo falecimento de “um homem de fé que ensinou sobre o quanto a tolerância religiosa é importante em um mundo tão dividido”.

Em nota, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) lamentou a morte do arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, ocorrida neste domingo (27). O religioso estava internato em um hospital em Belo Horizonte (MG) para tratar uma pneumonia, mas não resistiu.

Confira o comunicado, na íntegra:

Nota de Pesar

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa vem a público expressar seu profundo pesar pela morte do Arcebispo Emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, um homem de fé que ensinou sobre o quanto a tolerância religiosa é importante em um mundo tão dividido.

Dom José Maria Pires era o bispo mais antigo do Brasil, e aos 98 anos ainda conservava os ideais pelos quais lutou por toda a vida: aqueles que tornam a humanidade mais justa. Era um verdadeiro homem de Deus.

Defensor incansável da liberdade, deve ser lembrado, também, por sua postura corajosa contra a Ditadura Militar, durante o período em que foi Arcebispo da Paraíba. Dom José Maria Pires era uma das vozes mais importantes na defesa dos direitos humanos e fez da religião um meio para educar com foco no social.

A Casa Napoleão Laureano se solidariza com a família enlutada e toda a Arquidiocese da Paraíba neste momento de dor e consternação, desejando que o exemplo de Dom José Maria Pires e seu legado sirvam de consolo diante de sua partida.

 

Mesa Diretora da CMJP