CMJP aprova voto de repúdio a vice de Bolsonaro por fala contra índios e negros

As declarações polêmicas do general da reserva Antonio Hamilton Mourão (PRTB), general Mourão, candidato a vice-presidente da República na chapa do deputado federal Jair Bolsonaro, rendeu ao militar um voto de repúdio, aprovado pela Câmara Municipal de João Pessoa na manhã desta quarta-feira (15).

O voto de repúdio foi proposto pelo vereador Tibério Limeira (PSB), que tachou o general Mourão de preconceituoso, além de desrespeitar a construção histórica do povo brasileiro.

Na semana passada o general afirmou que o Brasil herdou a cultura de privilégios dos ibéricos, a indolência dos indígenas e a malandragem dos africanos. A declaração foi feita em um evento em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, quando Mourão falava sobre as condições de subdesenvolvimento do País e da América Latina.

“Essa fala mostra a visão que o candidato a vice-presidente tem dos brasileiros. Mostra que ele tem uma visão extremamente estigmatizada, estereotipada, preconceituosa, fascista, discriminatória”, disse Tibério. O parlamentar disse ainda que declarações como essas precisam ser combatidas e repudiadas.