Cirurgia de Bolsonaro em hospital de SP acaba após cinco horas

A cirurgia do presidente chegou ao fim após cinco horas de procedimento. Iniciada por volta das 7h35, a operação realizada neste domingo (8) no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo,chegou ao fim às 12h40.

De acordo com a equipe do presidente, em informação dada durante o procedimento, a cirurgia corria de forma tranquila. A previsão inicial da equipe média era que a operação tivesse de duas a três horas de duração – duas a menos que o resultado final.

A estimativa é de que o primeiro boletim do hospital seja divulgado por volta das 14h. Segundo a equipe da presidência, os médicos responsáveis pela operação darão entrevistas para explicar o procedimento e os próximos passos do pós-operatório.

A hérnia é resultado do enfraquecimento natural da parede abdominal depois de sucessivos procedimentos invasivos. Esta é a quarta intervenção à qual Bolsonaro se submete desde a facada sofrida durante a campanha eleitoral no ano passado.

Infecções ou excesso de esforço físico podem contribuir para dificultar a cicatrização — Bolsonaro, lembre-se, desfilou montado em um cavalo quarto de milha, galopando, durante evento em Barretos, interior de São Paulo.

A operação é considerada de médio porte e será a “céu aberto” — não por laparoscopia. O cirurgião devolve o órgão que está saindo e fecha a abertura. Durante o procedimento, o médico pode optar por usar uma prótese, uma espécie de tela, para reforçar o local.

Bolsonaro deverá manter uma dieta totalmente líquida nas primeiras 24 horas após a cirurgia. E nos dois dias seguintes consumir alimentos pastosos. As informações são da Veja.