Cinema brasileiro marca presença em plataforma para profissionais de audiovisual

Desde ontem (15), o cinema brasileiro passa a contar com selo específico no Festival Scope, plataforma exclusiva que oferece a profissionais do setor audiovisual, mediante assinatura, a possibilidade de assistir online a filmes do mundo inteiro. Sob a marca da Agência Nacional do Cinema (Ancine), os filmes nacionais ficarão disponíveis para esses profissionais por streaming, sistema em que não há download do material para o computador do usuário.

Segundo a Ancine, a iniciativa é para possibilitar maior visibilidade e inserção dos filmes brasileiros aos curadores, distribuidores, agentes de venda, críticos de cinema e outros profissionais que usam regularmente os serviços da plataforma. ”É mais um passo que a agência dá para ampliar, de forma democrática e ampla, o acesso das obras brasileiras ao mercado internacional”, disse o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel.

Segundo ele, a participação no Festival Scope junta-se a outras iniciativas, como o apoio à participação em eventos internacionais ou os Encontros com o Cinema Brasileiro, em que a agência promove a vinda ao Brasil de curadores de importantes festivais de todo o mundo. “São formas de criar um ambiente mais favorável para maior conhecimento e exposição dos profissionais do setor sobre o que vem sendo realizado no Brasil”, destacou Rangel.

Criado em 2010, o Festival Scope surgiu a partir da constatação de que, muitas vezes, os profissionais do setor não tinham tempo,, durante os festivais, para assistir a todos os filmes em salas de cinema, nem a possibilidade de se deslocar fisicamente a todos os eventos nacionais e internacionais de seu interesse. Instituições nacionais como a Unifrance (França), o Instituto Goethe (Alemanha) e o Instituto Luce Cinecittá (Itália) têm selos na plataforma para divulgação dos filmes de seus países.

Em sua programação inaugural, o espaço da Ancine no Festival Scope exibe os sete filmes selecionados para a Mostra Aurora, principal competição de longas da Mostra de Tiradentes, em Minas Gerais, que abre o calendário nacional de eventos audiovisuais.