Cine Bangüê exibirá documentário sobre a cantora baiana Maria Bethânia

O documentário ‘Fevereiros’, de Marcio Debellian, entrará na grade de exibições do Cine Bangüê. A gerência do cinema não confirmou a data de estreia, mas documentário deverá estrear no mês que vem, na Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa.

O longa, que acompanhou Maria Bethânia do Rio de Janeiro, com o vitorioso desfile da Mangueira em sua homenagem, até Santo Amaro, sua cidade natal, já rodou 29 festivais de cinema pelo mundo e mostra a construção do carnaval em 2016. Desde os desenhos das primeiras alegorias aos desfiles na avenida.

O filme viajou com Maria Bethânia para o Recôncavo baiano, onde participou de seu ambiente familiar, religioso e das festas da sua cidade natal, Santo Amaro da Purificação, conhecendo o universo que inspirou o enredo. Neste trânsito entre o Rio de Janeiro e a Bahia, ‘Fevereiros’ depara-se com questões históricas como o surgimento do samba, tolerância religiosa e racismo.

O filme conta com depoimentos de Maria Bethânia, Caetano Veloso, Chico Buarque, do carnavalesco da Mangueira, Leandro Vieira, do historiador Luiz Antonio Simas, da poetiza Mabel Velloso, irmã de Bethânia, e do porta-bandeira da Mangueira, Squel Jorgea.

Por enquanto, a informação oficial sobre a estreia não vai além do cartaz ‘Em breve’ – afixado em uma das paredes do do Cine Bangüê. Com informações são do Jornal A União.