Cijus realiza mutirão de serviços em comemoração ao Dia Mundial da Justiça Social

Todos os serviços serão gratuitos e realizados no próprio Cijus, que funciona no Centro de João Pessoa, ao lado do Shopping Tambiá

Foto: Divulgação

O Centro Integrado da Justiça (Cijus) vai oferecer um mutirão de serviços de cidadania em comemoração ao Dia Mundial da Justiça Social, no dia 20 de fevereiro, das 8h às 14h. Os serviços oferecidos vão desde cuidados com a saúde, com vacinação, teste rápido, aferição de pressão e ajuda com o cartão do SUS; passando por cuidados pessoais, com corte de cabelo, maquiagem e design de sobrancelha; até serviços sociais, com cadastro no programa pão e leite, impressão de currículos, atendimento para as pessoas com deficiência, orientações jurídicas e banho solidário para as pessoas em situação de rua.

Todos os serviços serão gratuitos e realizados no próprio Cijus, que funciona no Centro de João Pessoa, ao lado do Shopping Tambiá.

Confira a lista de parceiros e serviços oferecidos:

Defensoria Pública do Estado (DPE/PB) – 2ª Via de certidões (nascimento, casamento, divórcio), encaminhamentos (certidão de óbito tardia, inventário ou partilha, divórcio consensual ou litigioso, verificação de processos, pensão alimentícia), questões relativas a direitos do consumidor, da pessoa idosa, da mulher, da diversidade e de pessoas vítimas de violência.

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) – Cadastros de adolescentes e jovens para vagas de aprendizagem e/ou estágio, consultas e cadastramento do CadÚnico (para Bolsa Família e outros serviços assistenciais).

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) – Emissão da Nova Identidade Nacional (levar certidão de nascimento, casamento ou divórcio original ou cópia autenticada em cartório; certidão de óbito; número do CPF, comprovante de residência; laudo médico; título de eleitor; cartão do SUS; habilitação; carteira de trabalho, mesmo que em branco; fator RH e tipo sanguíneo, reservista e identidade profissional), emissão de Carteira de Trabalho Digital (levar CPF e um aparelho celular), fotografia 3×4 e emissão da 2ª Via do CPF (levar número do CPF, comprovante de residência com CEP e, sendo maior de 18 anos, apresentar o Título Eleitoral).

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) – Cadastramento do Programa Pão e Leite (levar RG, CPF, comprovante de residência, número do NIS, e certidão de nascimento das crianças menores de idade), além de orientações para os serviços de Auxílio Moradia, Apoio Universitário, Balcão de Direitos e Conselho Tutelar.

Secretaria Estadual da Mulher e Diversidade Humana (Semdh) – Orientações para mulheres vítimas de violência doméstica.

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Vacinação e testes rápidos.

Secretaria Estadual de Saúde (SES) – Testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

TRT-13 Atendimento de saúde e serviços odontológicos; construção e Impressão de currículos.

FUNAD – Triagem de pessoas com deficiência (PCD) para atendimento.

Cagepa Regularização de débito e divulgação/adesão à tarifa social, ações de educação socioambiental.

Receita Federal – Regularização e pesquisa de CPF, Inscrição Cadastral.

Sebrae – Criar Microempreendedor Individual (MEI), situação cadastral do CNPJ, orientações para elaboração de plano de negócio, acesso a crédito e financiamento.

Sine-JP e Sine-PB – Cadastro de trabalhador e intermediação para as vagas de emprego (levar RG e CPF).

Senai – Informações e matrículas em cursos de aperfeiçoamento, profissionalizantes e técnicos.

OAB/PB – Orientação jurídica.

Ministério Público do Trabalho (MPT) – Denúncias referentes a direitos trabalhistas coletivos.

Justiça Federal da Paraíba (JFPB) – Benefício de Prestação Continuada (BPC) e orientação jurídica.

Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) – Certidão negativa e orientações jurídicas.

Defensoria Pública da União (DPU) – Orientações jurídicas na esfera federal.

Senac – Matrículas em cursos profissionalizantes (comércio de bens, serviços e turismo).

DIA – Diagnóstico por Imagem – Agendamento de mamografia.

Maratá – Serviço de café ao público do mutirão.

Comunidade Filhos da Misericórdia – Banho solidário para pessoas em situação de rua.

Escuta Psicológica – Orientação e encaminhamentos com o psicólogo Fred Monte.        

Instituto Embelleze – Corte de cabelo e maquiagem.

Brechó Solidário – Distribuição GRATUITA de roupas.

O que é o Cijus?

O Centro Integrado da Justiça Social (Cijus) é uma ação pioneira do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) para promover Direitos Humanos e Justiça Social. Na prática, trata-se de um espaço que reúne diversos serviços úteis e gratuitos à população, principalmente as que se encontram em vulnerabilidade social e econômica, promovidos por oito parceiros interinstitucionais. Neste grupo, estão incluídas desde pessoas em situação de rua até as desempregadas ou as que buscam acesso a informações e orientações jurídicas. 

 

O local também oferta, no primeiro andar, capacitações e cursos profissionalizantes em um ambiente totalmente preparado para atender ao público: o Laboratório de Inovação Social. Em sua estrutura, o LIS possui desde sala de aula a espaço para reuniões e treinamentos. Dessa forma, além de formação técnico-profissional, o ambiente pode ser utilizado para a realização de projetos e iniciativas, tanto do TRT-13 e parceiros, quanto de outras entidades, bastando agendar o seu uso.