Cida assume compromisso de implantar o Plano Diretor de Turismo em João Pessoa

A candidata a prefeita de João Pessoa pela coligação ‘Trabalho de Verdade’, Cida Ramos (PSB), se reuniu com empresários cooperados e sindicalistas do setor de transporte turístico da Capital. Na ocasião, eles relataram à socialista as dificuldades enfrentadas pelo segmento e ouviram dela o compromisso de implantar o Plano Diretor de Turismo e criar um comitê para discussão e pactuação de ações entre os municípios da Região Metropolitana.

De acordo com os representantes, as principais deficiências são a falta de uma política pública para o setor e de um gestor que conheça e dialogue com o segmento, além do excesso de burocracia para a concessão da certificação dos profissionais que trabalham com transporte turístico. Eles lamentaram também a ausência de locais e disciplina para a parada dos veículos de turismo em hotéis e pontos turísticos da cidade, algo que tem gerado conflitos com fiscais da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob).

“Precisamos de uma prefeita que olhe e discuta a cidade, bem como de auxiliares com capacidade de compreender que a cidade é algo em construção. Assumo o compromisso de implantar o Plano Diretor de Turismo de promover discussões permanentes sobre o segmento. Me comprometo também de criar um comitê para discutir e pactuar ações entre os municípios da Grande João Pessoa”, declarou Cida Ramos.

De acordo com a presidente da Cooperativa dos Condutores Autônomos de Transporte da Paraíba (Coopervans), Paola Frassinetti Villar Arruda, atualmente os empresários do setor enfrentam uma série de dificuldades para exercer suas atividades em João Pessoa.

“Não temos locais definidos, sinalizados e seguros para realizar embarque e desembarque dos turistas, em hotéis e pousadas ou nos pontos turísticos de João Pessoa. A Semob faz exigências que não são de sua competência, pois a certificação que deveria ser emitida pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), é cobrada pela Semob, – que por sinal há quatro anos cobra e não emite”, desabafou.

Já o presidente do Sindicato de Transporte Turístico de Paraíba, Napoleão Crispim, lembrou que conhece Cida Ramos desde à época em que trabalhou como bancário. “Percebo que você não mudou em nada, e acredito que você está preparada para administrar João Pessoa. Precisamos de um prefeita comprometida com o segmento do turismo e com a categoria”, afirmou Napoleão.

Comente