Cícero propõe bases móveis da Guarda Municipal para reduzir criminalidade

Equipamentos atuarão conjuntamente com a Polícia Militar na coibição de pequenos delitos e na manutenção da ordem pública

O candidato à prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas) apresentou em seu plano de governo o programa Cidade Presente, que prevê a instalação de 20 bases móveis da Guarda Municipal e instalação de Câmeras de monitoramento em áreas públicas da cidade.

Cicero Lucena informou que as bases móveis da Guarda Civil Municipal a serem instaladas no centro da cidade e nos bairros atuarão conjuntamente com a Polícia Militar na coibição de pequenos delitos e na manutenção da ordem pública. “Garantir o direito do cidadão poder andar por nossa cidade com tranquilidade é uma obrigação do Poder Público e vou tratar desta questão pessoalmente”, disse o candidato.

O plano de governo de Cícero na área de segurança contempla também o programa Segurança Cidadã com a instituição de comitê integrado entre gabinete do prefeito, Guarda Civil, Polícia Militar, Ministério Público, Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania, Secretaria de Assistência Social, Câmara Municipal e representantes dos bairros e comunidades. “Estas instituições e segmentos pactuarão um plano em conjunto que atue nos eixos da ordem pública; desenvolvimento urbano; sistema de justiça e criminal; esporte, lazer e cultura; saúde e drogas e educação.

Cicero Lucena destacou que a cidade de João Pessoa, que ainda tem o maior número de homicídios por 100 mil habitantes do estado da Paraíba, teve uma evolução nos últimos anos na segurança pública, graças a uma maior intensidade do trabalho da Polícia Militar. Por outro lado, avaliou Cicero, que uma série de ações preventivas que poderiam auxiliar a Polícia Militar e que são de responsabilidade da prefeitura foram deixadas de lado, a exemplo da iluminação pública, treinamento da guarda municipal, principalmente nos bairros periféricos, da zona sul e nas comunidades.