Cícero entrega cartões do ‘Pão e Leite’ e anuncia ampliação para dez mil beneficiados

Compras podem ser feitas em uma rede cadastrada em toda a cidade, que inclui mercados, mercadinhos, padarias e outros estabelecimentos

A Prefeitura de João Pessoa está dando um reforço importante para que seis mil famílias coloquem mais alimento na mesa. É o programa Pão e Leite, que funciona a partir desta terça-feira (20), quando foi iniciada a distribuição dos cartões aos beneficiários. O prefeito Cícero Lucena realizou a primeira entrega, em uma grande operação montada no Ginásio O Ronaldão, no bairro do Cristo. Na ocasião o gestor anunciou que quatro mil novas vagas serão abertas em janeiro, atingindo 10 mil famílias atendidas.

“Temos a real dimensão de que, infelizmente, muita gente não tem emprego e precisa da ajuda do poder público. Esse programa renova o compromisso que já tínhamos firmado em outras gestões, e garante recursos mensais para que as pessoas que precisam possam ter acesso ao pão e o leite. Iniciamos pensando em seis mil famílias, mas já determinamos a ampliação e esperamos que seja um programa transitório, pois desejamos também gerar emprego e renda para que essas famílias deixem de precisar do benefício”, afirmou Cícero Lucena, que estava acompanhado da primeira-dama, Lauremília Lucena.

O programa garante o valor de R$ 50 mensais para que as famílias beneficiadas reforcem sua segurança alimentar. A compra pode ser feita em uma rede cadastrada em toda a cidade, que inclui mercados, mercadinhos, padarias e outros estabelecimentos. Os seis mil beneficiados foram selecionados após cadastro junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), observando critérios de vulnerabilidade social, ausência de renda formal e a não participação em programas da mesma natureza.

“Este é um momento de festa pois a partir de hoje a comunidade começa a receber seus cartões, que serão desbloqueados imediatamente. Assim eles já podem sair daqui direto para comprar seu pão e seu leite. Temos um número grande de estabelecimentos cadastrados em toda a cidade e isso vai facilitar para que todos tenham acesso ao seu alimento de forma fácil e prática”, explicou a secretária da Sedes, Norma Gouveia.

Ciana Leite, de 42 anos, foi a primeira a receber o cartão, que foi entregue pelo prefeito Cícero Lucena. Ela é moradora do Alto do Mateus e vive com dois filhos pequenos. “Para mim isso representa muito pois estou desempregada há mais de um ano e isso é um suporte a mais que vou dar para a alimentação dos meus filhos. Tenho certeza que para mim e para outras mães aqui vai fazer muita diferença”, afirmou.

Bruna Andrade, de 26 anos, tem um filho pequeno. Ela e o marido estão desempregados. “A situação é difícil e esse valor ajuda bastante para colocar comida em casa. Para quem tem criança é sempre uma preocupação”, afirmou a moradora do José Américo.

A entrega dos cartões acontece desta terça-feira (20) até a próxima quinta-feira (22) no Ginásio O Ronaldão, sendo dois mil inscritos por dia, que são atendidos por ordem alfabética. Quem não puder comparecer ao local vai poder pegar seu cartão nos Centros de Referência da Cidadania (CRCs).