Cícero assina protocolo de intenções para criação da Casa Zero 83 no Centro Histórico

0
Cícero assina protocolo de intenções para criação da Casa Zero 83 no Centro Histórico
(Foto: Sérgio Lucena)

Nesta segunda-feira (13), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, assinou o protocolo de intenções para a implementação do projeto Casa Zero 83, que visa impulsionar o Centro Histórico da Capital através da economia criativa, fomentando a arte, a cultura, a gastronomia e o comércio local.

A iniciativa é inspirada na bem-sucedida Casa Zero 81, do Recife, e contará com a consultoria do CEO do projeto pernambucano, Fábio Silva, que esteve presente na solenidade para alinhar as ações.

A Casa Zero 83 funcionará como um hub que integrará diversas secretarias da prefeitura, incluindo as pastas de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e a recém-criada Secretaria de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico (Inovacentro), com o objetivo de realizar eventos e prestar atendimento à população.

O prefeito Cícero Lucena destacou o entusiasmo em ser a terceira cidade a receber o projeto. “Nosso objetivo é promover a mobilização e o engajamento de todos que possam oferecer sua contribuição. A prefeitura, ciente de sua responsabilidade, estará totalmente engajada, oferecendo todo o suporte necessário”, afirmou o prefeito.

O secretário do Inovacentro, Thiago Lucena, detalhou que a prioridade é encontrar um imóvel com relevância histórica no Centro Histórico para abrigar a Casa Zero 83, visando sua revitalização e restauração.

Fábio Silva, da Casa Zero 81 do Recife, informou que, mesmo antes da definição do imóvel, os trabalhos em João Pessoa já foram iniciados em três frentes:

  1. Mapeamento social: organizar uma reunião com todas as iniciativas sociais (organizações de solidariedade, projetos de geração de renda e qualificação profissional) para identificar talentos e expandir serviços para o Centro Histórico.
  2. Envolvimento empresarial: mobilizar e engajar o empresariado local.
  3. Colaboração integrada: promover um encontro conjunto entre o setor social e o empresariado, com o apoio do poder público, para garantir o sucesso do projeto.

A Casa Zero 83 representa uma aposta na colaboração entre iniciativa privada, poder público e terceiro setor para dinamizar o Centro da cidade.

Não há posts para exibir