Chuvas em João Pessoa: 624mm no mês, 504mm em quatro dias e 150% do esperado em junho

João Pessoa está registrando no mês de junho deste ano números históricos no quesito acúmulo de chuvas. Já foram 624 milímetros nos primeiros 17 dias de junho, e cerca de 504 milímetros nos últimos quatro dias – de quinta-feira (13) até domingo (16). As informações foram divulgadas pelo coordenador da Defesa Civil da capital, Noé Estrela, nesta segunda-feira (17).

De acordo com Noé, a capital recebeu neste período de quatro dias mais do que o esperado para o mês inteiro.

+ João Pessoa registra maior volume de chuvas das últimas três décadas

+ Faixas exclusivas de ônibus de JP estão liberadas para motoristas devido às chuvas

“Nos últimos quatro dias choveu mais de 150% do que esperado para o mês todo. João Pessoa foi uma das capitais que mais recebeu volume de chuvas nesse período de inverno”, afirmou o coordenador.

As famílias que estão desabrigadas, além das áreas de riscos estão sendo monitoradas por diversas equipes da Prefeitura de João Pessoa.

+ Moradores cobram ações da PMJP em comunidade inundada e interditam BR-230

“Concentração maior foram nesses quatro dias. Estamos dando toda assistência às famílias”, disse Noé Estrela.

Maior volume das últimas três décadas

No último domingo (16), a Defesa Civil divulgou que já havia sido registrado 460 mm de chuvas, o maior volume dos últimos 30 anos na capital.

Por conta disso, o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta de ‘risco alto’ de chuvas.

Alerta de perigo

Já nesta segunda-feira (17), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de perigo para 87 cidades da Paraíba devido às chuvas acumuladas. O alerta está em vigor até às 9h da terça-feira (18).

João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, Guarabira, Mamanguape, Santa Rita e Sapé são alguns dos municípios que estão citados no aviso.

+ Confira lista das 87 cidades que estão sob alerta de perigo por conta das chuvas na PB

As regiões podem registrar chuvas de até 60 milímetros por hora. Devido as precipitações, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos.

Caos no trânsito

Por conta das fortes chuvas que atingem a capital, o trânsito vem sendo alterado em virtude de desastres naturais ou acidentes.

Com intuito de melhorar o fluxo nas vias de João Pessoa, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) liberou, nesta segunda-feira (17), o uso das faixas exclusivas de ônibus para todos os motoristas.