Chuvas elevam em 1,5 metros a lâmina d’água do açude de Boqueirão, diz Aesa

Localizado na cidade de Boqueirão, o açude Epitácio Pessoa ganhou um aporte hídrico de mais de 16 milhões de metros cúbicos em apenas três dias. A informação é da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Nas redes sociais, moradores da região postam vídeo comemorando a chegada da água.

De acordo com o órgão estadual, as fortes chuvas que caíram na região do Cariri de quarta-feira (8) até esta sexta-feira (10), permitiram que açude de Boqueirão, como é mais conhecido, aumentasse 1,5 metro a sua lâmina d’água.

Ainda de acordo com a Aesa, o volume do açude de Boqueirão passou de 68.669.436,52 de m³ de água na última quarta-feira, para 85.315.327,27 de m³ nesta sexta-feira. Agora, o manancial está com 18,29% de sua capacidade total de armazenamento.

A Aesa explicou que as chuvas registradas nos municípios do Cariri da Paraíba desde a última quarta-feira garantiram água ao açude de Boqueirão através do Rio Taperoá, que percorre os municípios de Taperoá, São João do Cariri e Cabaceiras.

Segundo a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o açude de Boqueirão é responsável pelo abastecimento de água das cidades de Campina Grande, Boqueirão, Cabaceiras, Boa Vista, Soledade, Juazeirinho, Cubatí, Seridó, São Vicente do Seridó, Olivedos, Pedra Lavrada, Caturité, Queimadas, Barra de Santana, Riacho de Santo Antônio, Pocinhos, Lagoa Seca, Alagoa Nova, Lagoa de Roça e Matinhas, além dos distritos de Galante, São José da Mata, Curralinho, Arruda, Chã do Marinho e Floriano.

Comente