China anuncia sucesso após 48 horas em teste de nave espacial reutilizável

Aeronave desenvolvida por programa secreto espacial militar, foi enviada a bordo na sexta-feira (4) por um foguete designado como 'Longa Marcha 2F'

Uma aeronave reutilizável desenvolvida pelo programa secreto espacial militar chinês, retornou ao Centro de Lançamento de Satélites em Jiuquan – localizada no deserto do noroeste da China – neste fim de semana. A informação foi divulgada pela Xinhua, agência oficial de notícias do país.

De acordo com a agência de comunicação, o projeto da aeronave reutilizável faz parte de um estudo do programa secreto espacial militar do país para aumentar a frequência de lançamentos com redução dos custos, visando facilitar futuras missões ao espaço. Uma vez que a aeronave correspondeu ao cronograma do teste elaborado pelo programa, significa que o experimento está seguindo no caminho certo.

“O voo marca um avanço importante na pesquisa de nosso país sobre naves espaciais reutilizáveis e promete uma ‘maneira mais fácil e barata’ de chegar ao espaço”, disse a agência de notícias.

Não foram divulgadas fotos ou filmagens refentes a efetivação do teste da aeronave, pois a missão está sendo mantida em segredo pelo programa secreto espacial militar da China. A aeronave desenvolvida pelo programa foi enviada a bordo na sexta-feira (4), por um foguete designado como ‘Longa Marcha 2F’.

Comente