Centro LGBT realiza atividades de inclusão e combate à homofobia, em JP

Dia Internacional contra a LGBTfobia, comemorado nesta segunda-feira (17), marca a luta por direitos humanos e pela diversidade sexual

O Dia Internacional contra a LGBTfobia, comemorado nesta segunda-feira (17), marca a luta por direitos humanos e pela diversidade sexual contra a violência e o preconceito. A Prefeitura de João Pessoa disponibiliza serviços de inclusão, cidadania e acompanhamento, através do Centro de Cidadania LGBT, que funciona no Parque Solon de Lucena, no Centro da Capital. A propósito da data, o equipamento intensificou as ações para acolher a população LGBT.

A programação desta segunda-feira (17) inclui a captação de vagas para o mercado de trabalho junto ao Sine-JP, atendimento remoto do Procon Municipal, acompanhamento nutricional, inscrição no CadÚnico para acesso ao Bolsa Família, além de um webnário (seminário online) com o tema: Medidas de Combate a Violência Contra á População LGBTQIAP+ na Cidade de João Pessoa. O evento pode ser acompanhado através do link:
https://youtu.be/g3Ef1T_kP4Y, a partir das 14h.

O coordenador de Promoção LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa, Geraldo de Souza Leite Filho, primeiro reforçou a importância dos cuidados com a pandemia nesse momento, com os atendimentos obedecendo todos os protocolos de segurança, e em seguida, ressaltou a importância do Centro de Cidadania LGBT no acolhimento a população que recorre aos serviços do equipamento diariamente. São cerca de 90 usuários por mês.

“Estamos funcionando por agendamento nesse momento, mas dando toda assistência à população. Nesse dia de conscientização, é importante que a sociedade entenda as particularidades da população LGBT, da questão da orientação sexual, identidade de gênero e respeitar, porque são todos cidadãos”, afirmou.

Uma das usuárias é Laís Cavalcante de Almeida, 25 anos, que trabalha como atendente de telemarketing. Há um ano ela recebe acompanhamento psicológico uma vez por semana no Centro. “Um acolhimento que ajuda muito, ainda mais nesse momento de pandemia. Precisamos de serviços assim, com políticas de inclusão, acolhimento e informação para combater o preconceito”, declarou.

Confira a programação do evento online

  • Medidas de Combate a Violência Contra á População LGBTQIAP+ na Cidade de João Pessoa
  • Os desafios da LGBTIFOBIA. Palestrante: Cléber Ferreira
  • O enfrentamento à violência e a denúncia. Palestrante: Márcio Hélder
  • Leis e políticas para LGBT em João Pessoa. Palestrante: Michelle Agnoleti
  • A população LGBT no Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra. Palestra: Lila Oliveira. Mediadores: Geraldo Filho (Coordenador LGBT e Igualdade Racial) e Cris Furtado (Secretária Executiva de Políticas Públicas para Mulheres)