Centro de Tratamento da Dor atende 1,5 mil pacientes por mês em João Pessoa

O Centro Municipal de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor), que funciona no Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma), atende e reabilita uma média de 1.500 pacientes a cada mês. O centro é referência em reabilitação e oferece, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, um serviço aos pacientes em pós-operatório, de cirurgias ortopédicas realizadas na unidade hospitalar. O atendimento também contempla o tratamento da dor em pessoas acometidas por síndromes dolorosas crônicas.

“O Cendor hoje é considerado um serviço de grande importância nos cuidados com nossos pacientes, uma vez que atua na reabilitação dos casos pós-cirúrgicos e que necessitam de cuidados específicos da fisioterapia, bem como auxilia também no tratamento de pacientes de dores crônicas”, afirmou Rosa Cristina, diretora de cuidados do Ortotrauma de Mangabeira.

A equipe multidisciplinar do Cendor é composta por médicos, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, além de colaboradores da área administrativa.

Suas especialidades nos atendimentos são voltadas à medicina da dor, reumatologia, neurologia, psiquiatria e dermatologia. Na área de fisioterapia, são oferecidos serviços convencionais, a exemplo de analgesia e cinesioterapia, além de hidroterapia, osteopatia, RPG e pilates. O Cendor ainda dispõe de atendimento em acupuntura, psicoterapia e procedimentos de infiltração para os casos mais refratários.

Fluxo do serviço – Em relação ao fluxo de atendimento do Cendor, os pacientes que realizam cirurgias ortopédicas no Ortotrauma são encaminhados pelos médicos para que realizem a reabilitação pós-operatória com os fisioterapeutas que, após triagem, realizam a terapia mais indicada para cada caso.

Já nos casos dos pacientes com dores crônicas, estes deverão passar primeiramente pela Atenção Básica nas unidades de saúde da família e também pela Regulação Municipal para, em seguida, serem direcionados às especialidades do serviço. Após essas etapas citadas anteriormente, a triagem interna do Cendor define o tipo de tratamento voltado a cada caso específico.