Centro de Formação Educativo Comunitário de Santa Rita recebe unidade do projeto Cantos de Leitura

Iniciativa tem assinatura da Rede Educare com patrocínio da Novelis

Um novo espaço de leitura acaba de ser inaugurado na sede do Centro de Formação Educativo Comunitário (CEFEC), entidade situada no município de Santa Rita, que promove atendimentos educativos, sociais, preventivos e profissionais a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de risco e vulnerabilidade social.

A chegada da biblioteca é uma iniciativa do projeto Cantos de Leitura, que tem realização da Rede Educare e conta com patrocínio da Novelis via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Com acervo de 1.200 novos livros, materiais pedagógicos, brinquedos educativos, jornais, revistas e periódicos, dispostos num espaço de ambientação lúdica, o projeto Cantos de leitura vai contemplar cerca de 500 pessoas atendidas mensalmente pela CEFEC através de equipe interdisciplinar de psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, educadores e advogados, que oferecem atendimento gratuito para atender às diversas demandas que são apresentadas.

“O CEFEC existe há 16 anos atendendo crianças, adolescentes, jovens e famílias com a oferta de atividades pedagógicas, cursos profissionalizantes e proporcionando à comunidade a possibilidade de transformação através das dimensões sociais, espirituais, intelectuais, físicas e emocionais. Dentro das atividades, buscamos estimular práticas de leitura, pois com elas, além do desenvolvimento cognitivo e da ampliação do vocabulário, provoca o aumento da interpretação textual e de mundo, acentuando a imaginação e criatividade. Estamos ansiosos para inauguração do cantinho da leitura, porque sabemos que num mundo altamente tecnológico, ter um espaço de incentivo específico para o contato diário com os livros, agregará conhecimento, cultura, ludicidade, fazendo toda diferença no desenvolvimento cognitivo e emocional do nosso público”, comenta Liliane Inácio, coordenadora pedagógica do Centro.

O Centro já beneficiou aproximadamente 10 mil crianças, adolescentes, jovens e famílias, bem como promoveu a formação de diversos educadores sociais. Surgiu a partir da necessidade de dar uma resposta contra a violência, abuso e exploração sexual, exploração do trabalho infantil, entre outros fatores contra os princípios humanos, tendo por finalidade a Promoção e Defesa da vida. A missão é promover gratuitamente a assistência social a todas as pessoas que dela necessitarem, através de uma ação educativa capaz de proporcionar-lhes uma vida mais digna e saudável, além de perspectivas de um futuro melhor.

O Cantos de Leitura está na sua sétima edição e soma mais de 76 mil livros de diferentes editoras e gêneros literários, colocados à disposição de milhares de beneficiados do projeto, entre crianças, jovens e adultos. São mais de 53 mil beneficiados pelo Brasil, de diversas faixas etárias, que frequentam gratuitamente, os espaços.

“Com foco na formação de novos leitores, o Cantos de Leitura acredita na abertura de perspectivas, na partilha de entendimentos e na socialização. Queremos estimular o contato de crianças, jovens e até adultos com a literatura, possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento” explica Kátia Rocha, CEO da Rede Educare.

“A inauguração de uma unidade do Cantos de Leitura no Centro de Formação Educativo Comunitário de Santa Rita é um exemplo prático de como contribuímos com a construção de um legado próspero nas comunidades em que estamos inseridos. Fomentar o acesso à leitura e à informação em uma instituição que atua em prol da diversidade e inclusão de gênero, raça, orientação sexual e classe social reitera nosso Propósito e pilares de atuação social”, reforça Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.

Sobre o Cantos de Leitura – É um projeto realizado pela Rede Educare que cria espaços agradáveis e lúdicos de educação e socialização em escolas, cooperativas de reciclagem e comunidades, utilizando a leitura como ponto de encontro. São mais de mil histórias em um espaço voltado para a leitura, geração de conhecimentos e imaginação para crianças, jovens e adultos. A partir de uma metodologia social de desenvolvimento de atividades em torno do acesso aos livros, o projeto busca criar espaços de valorização e socialização desses indivíduos que vivem em situação de vulnerabilidade. O acervo do Cantos de Leitura é formado por jornais, revistas, periódicos além de um vasto catálogo de livros. O projeto soma 65 unidades implantadas e 76 mil livros de diferentes editoras e gêneros literários, colocados à disposição de milhares de pessoas, entre crianças, jovens e adultos, que frequentam gratuitamente os espaços.

Sobre a Rede Educare

A Rede Educare nasceu em 2008 inspirada pela crença de que é possível transformar a realidade desde que pessoas, empresas, governos e organizações estejam imbuídos do mesmo propósito. Nesses 15 anos, tornou-se referência no Brasil em projetos de transformação social. Em outras palavras, a Rede Educare promove diálogos para modificar vidas. Especializada em leis de incentivo, atua em todo o Brasil, tecendo encontros entre produtores e empresas que acreditam em cultura, esporte, saúde e ações sociais para realizar projetos inovadores de impacto social. “Hoje temos certeza do nosso propósito. Somos uma empresa diversa, com crenças, força e ideias. Sim, ideias mudam o mundo quando temos pessoas que querem realizar o novo”, comemora Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.

Sobre a Novelis

A Novelis é líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio. No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação de alumínio em Pindamonhangaba e Santo André/SP. A operação local envolve cerca de 1.600 profissionais e alcançou receita da ordem de R$ 13.9 bilhões no FY22. Em 2021, a empresa finalizou investimentos de R$ 750 milhões para ampliar sua capacidade de produção de chapas de alumínio para 680 mil toneladas/ano e sua capacidade de reciclagem para 490 mil toneladas/ano. Em 2022, a Novelis anunciou novos investimentos que aumentarão a capacidade de laminação para 750 mil toneladas/ano até 2024. A companhia mantém 14 centros de coleta de sucata espalhados pelo país.