Censo 2022 começa a ser aplicado e deve visitar 1,3 milhão de casas na Paraíba

Operação também irá visitar casas de acolhimento, presídios e outros domicílios coletivos, para que ninguém fique de fora

Foto: Divulgação IBGE/Prefeitura de Aliança (PE)

Começou, nesta segunda-feira (1º), a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, realizado pelo IBGE em todo o país. Na Paraíba, com quase 4 mil agentes envolvidos e cerca de 3,3 mil recenseadores em campo, a estimativa é de que 1,3 milhões de domicílios, distribuídos entre todos os 223 municípios do estado, sejam visitados.

A operação também irá visitar casas de acolhimento, presídios e outros domicílios coletivos, para que ninguém fique de fora. Os recenseadores vão passar por áreas urbanas e rurais, pelos chamados aglomerados subnormais, por terras indígenas e localidades quilombolas.

Realizado em 2010, o último Censo Demográfico constatou, entre muitas outras informações, que a Paraíba tinha cerca de 3,7 milhões de habitantes, sendo 1,8 milhões de homens e 1,9 milhões de mulheres. Agora, a pesquisa tem o desafio de identificar o que mudou ao longo dos últimos 12 anos.

Programado para ser realizado inicialmente em 2020, mas adiado devido à pandemia, e, em 2021, por questões orçamentárias, o Censo 2022 marca 150 anos do primeiro recenseamento feito no país, que ocorreu em 1872. Além disso, é o nono levantamento censitário feito pelo IBGE.

Como identificar e confirmar a identidade de um recenseador?

Cada recenseador estará sempre uniformizado, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o DMC. Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. O endereço eletrônico e o link constam no crachá do entrevistador, que também apresenta um QR code, que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, basta fornecer a matrícula, o RG ou CPF do recenseador.