Publicidade
Cultura

Cendac realiza ‘Papo Inspirador’ com a escritora Maria Valéria Rezende

Evento é destinado a estudantes do projeto Ampliando o diálogo de gênero nas escolas estaduais da Paraíba

A escritora Maria Valéria Rezende é a convidada do ‘Papo Inspirador’, atividade promovida pelo Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), com estudantes das escolas paraibanas integrantes do projeto Ampliando o diálogo de gênero nas escolas estaduais da Paraíba através da percepção de novos olhares da Educação.

- Continua depois da publicidade -

O encontro entre a premiada escritora e os alunos das escolas Francisca Ascensão Cunha, no bairro dos Bancários, em João Pessoa, e na João Vinagre e Ilza Ribeiro, na cidade de Conde, será realizado nesta quarta-feira (11).

“As comissões de enfrentamento à violência dessas escolas escolheram os livros de Valéria Rezende para fazer a sua produção textual. Nesta etapa, indicamos algumas obras de escritoras brasileiras para eles e Valéria foi à escolhida por estas três escolas que participam do projeto”, explica a coordenadora pedagógica, Fátima Carneiro.

Os estudantes da Escola Cidadã Integral Francisca Ascensão Cunha escolheram o livro “Outros Cantos”, romance vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura em 2017. “Quarenta Dias” também é um romance, e foi a escolha dos alunos das escolas estaduais de Conde, Ilza Ribeiro e João Vinagre. “Fico feliz dos estudantes escolherem meus livros! É pra eles que eu escrevo, pros jovens, porque eles são o nosso futuro!”, comemorou Valéria Rezende.

Segundo a presidente do Cendac, Valquíria Alencar, o objetivo desta leitura de escritoras brasileiras é trazer para o ambiente escolar o universo da literatura produzida pelas mulheres, que ainda têm seus trabalhos esquecidos.

“Tivemos uma grata surpresa ao saber que algumas das que indicamos já faziam parte do cotidiano de leitura de alguns alunos, como Lygia Fagundes Telles e Rachel de Queiroz, por exemplo. Esta parte do projeto é mais uma etapa para que os estudantes comecem as suas pesquisas sobre as Mulheres Inspiradoras, mostra que vai encerrar o projeto”, informa Valquíria.

Sobre Maria Valéria Rezende

Nasceu em 1942, na cidade de Santos (SP), onde viveu até aos 18 anos. Desde 1976 que vive na Paraíba, tendo já recebido o título de cidadã paraibana.

Formada em Língua e Literatura Francesa, Pedagogia e mestre em Sociologia, Maria Valéria Rezende dedicou-se, desde os anos 1960, à Educação Popular, em diferentes regiões do Brasil e no exterior, tendo trabalhado em todos os continentes.

Às vésperas de completar 60 anos de intensos périplos, em 2001, começou a publicar literatura com a primeira versão do livro “Vasto Mundo” (Ed. Beca), livro que foi reeditado em nova versão em 2015 (Ed. Alfaguara) e posteriormente traduzida e publicada na França em 2017 (Ed. Anacaona).

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected] | WhatsApp: (83) 98176 - 1651

Redação Paraíba Já

Fundado em maio de 2010, o Paraíba Já é um portal de notícias sediado em João Pessoa (PB), que tem compromisso com a verdade, fazendo um jornalismo de qualidade e relevância social.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar