CENDAC realiza ação em comunidades carentes com Oficinas de Capacitação

O CENDAC – Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente está realizando 45 Oficinas de Capacitação em várias comunidades carentes de João Pessoa e de Campina Grande, além das duas sedes, perfazendo um total de 900 alunos e alunas beneficiados com a qualificação profissional, que irão receber Certificado de participação.

As Oficinas de Capacitação são objeto da parceria com o Governo do Estado, através da Lotep e Secretaria de Desenvolvimento Humano e beneficia um número significativo de pessoas, capacitando-as para uma ocupação profissional e para a geração de renda em diversas comunidades.

Jovens e mulheres se capacitam em modalidades diversas como Bolsas artesanais, Estética facial e corporal, Unhas artísticas, Pintura em tecido, Garçon, Depilação, Arte Culinária, Customização, entre outras.

As Oficinas de Capacitação ofertadas pelo Cendac são totalmente gratuitas, têm carga horária de 40 horas, instrutores comprovadamente qualificados e a entrega de certificados, hoje uma ferramenta indispensável no currículo de qualquer profissional e uma exigência cada vez maior por parte das empresas, fábricas, etc.

O Cendac articula parcerias, seja com órgãos do governo do Estado ou com prefeituras municipais, com a oferta da qualificação profissional gratuita e certificação ao final. É deste modo que o Cendac contribui para a ampliação da mão-de-obra capacitada e consolida uma ampla demanda de jovens profissionais em diversas áreas, alinhados às suas vocações e aptidões rumo ao futuro.

Valquíria Alencar, Presidente do Cendac, avalia que “O artesanato representa uma parte significativa na renda familiar de muitas famílias paraibanas e hoje é um ponto forte dos cursos do Cendac. Uma das metas é oferecer conhecimento técnico às mulheres artesãs, que trabalham empiricamente, com base na tradição familiar, que passam a aprimorar o seu fazer e a produzir produtos que aliam a beleza e a qualidade com a expectativa de vendas e atendam às exigências do mercado, possibilitando a ampliação do comércio e da exportação”.

A Paraíba segue neste rumo de incentivo e apoio às iniciativas dos pequenos e médios empreendedores. As demandas para cursos são grandes e constantes, com a procura diária pelos gestores municipais e associações, que enxergam na capacitação profissional uma saída para o acesso ao emprego e para vencer a grande corrida no mercado de trabalho e para a instalação de negócios próprios, formação de cooperativas, micro-empresas, etc. A partir dos cursos, o Cendac também estimula e apóia a formação de grupos de produção e cooperativas nos municípios.

“É com muita satisfação que o CENDAC realiza mais uma ação exitosa junto às comunidades carentes, apesar dos grandes desafios que hoje enfrentamos, mas, apesar deste cenário, a Paraíba se sobressai como vencedora!”, enfatiza Valquiria Alencar.

Informações pelos telefones:
Recepção – 3218. 5090
Setor de Cursos – 3218. 5089 – 8839.1150 e 8839. 1149
Secretaria do Cendac – 3218. 5086

Comente