Cendac promove workshop sobre ações de combate à violência contra as mulheres

Resultado deste projeto foi a publicação do livro “Mulheres Inspiradoras”, que reuniu as histórias de mulheres de diversas áreas

O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) realizou, nesta terça-feira (18), o workshop “Por todas Elas e por Nós também – Pela Vida das mulheres”, atividade preparatória da campanha de conscientização e prevenção à violência contra as mulheres, que será lançada pela entidade junto com várias parcerias.

“Cada vez mais essa tragédia da violência contra as mulheres assusta e vulnerabiliza todas nós, mulheres e a sociedade, especialmente o feminicídio, e nos sensibiliza a dar as mãos para uma ação conjunta de enfrentamento a todo tipo de violência”, explicou a presidente do Cendac, Valquíria Alencar.

A atividade foi realizada no auditório Rita Gadelha, no Cendac e contou com palestras da ouvidora pública da Assembleia Legislativa da Paraíba, Arlenilde Aguiar, a coordenadora do Núcleo de Gênero e Diversidade da Secretaria de Estado da Educação, Wleika Quirino, da superintendente da Espep, Ivanilda Matias, e da coordenadora da campanha, Fátima Carneiro.

O objetivo é apresentar a gestores, professores, equipe técnica e pedagógica das escolas estaduais e municipais as ações e propostas da campanha, que visa principalmente, a desnaturalização da cultura da violência doméstica e a importância da denúncia.

Conforme explicou a presidente do Cendac, as escolas do estado e as do município de João Pessoa serão locais onde o projeto do Cendac chegará, alcançando um número significativo de pessoas, bem como as comunidades e ONGs . A campanha é uma reedição da realizada em 2017 a 2019, em cerca de 36 escolas estaduais, em várias cidades da Paraíba, com palestras, oficinas, debates sobre violência contra as mulheres, exposição e distribuição de material educativo.

O resultado deste projeto foi a publicação do livro “Mulheres Inspiradoras”, que reuniu as histórias de mulheres de diversas áreas, como cultura, saúde e política, escrita pelos estudantes das escolas participantes do projeto.

“Neste workshop, tivemos palestra sobre os desafios no enfrentamento da violência contra as mulheres, exercitando a sororidade e a sensibilidade entre nós para podermos compreender e atuar sobre esta tragédia e traçar estratégias, em conjunto, para conscientizar e prevenir a violência, com informação acessível e objetiva”, afirmou a coordenadora do projeto, Fátima Carneiro.

A assistente social e educadora popular, Douraci Vieira, foi uma das facilitadoras do workshop.