Cendac promove encontro com jovens lideranças das Escolas Cidadãs Integrais

O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) reuniu, nesta quarta-feira (9), na sua sede, em João Pessoa, os líderes das Comissões de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que integram o projeto “Ampliando o diálogo sobre violência de gênero nas escolas através de novos olhares na Educação”.

O objetivo, de acordo com a coordenadora pedagógica do projeto, Fátima Carneiro, foi repassar informações sobre a II Mostra Mulheres Inspiradoras e auxiliá-los na realização da apresentação de cada comissão nesta próxima etapa. “Cada comissão escolheu de uma a três mulheres inspiradoras e nesta exposição eles vão apresentar a história de cada uma delas, e devem também contar quem é a mulher que serve de referência na vida de cada um deles, como a mãe, a professora, uma tia, uma avó”, explica Fátima.

O artista visual Victor Pilato e a advogada Joyce Borges também participaram do encontro e fizeram dinâmicas de integração com as comissões. “É um momento em que os alunos e alunas podem trocar experiências com os estudantes de outras escolas e podem conhecer mais o que cada comissão está fazendo na sua escola e de que maneira está sendo feita a pesquisa sobre a história dessas mulheres para a mostra”, afirmou Joyce.

A equipe pedagógica do Cendac conversou também com os estudantes sobre as principais problemáticas que afetam o bairro onde moram. O projeto também vai realizar atividades com os moradores destas localidades, e a partir das discussões das comissões acerca destes problemas, o Cendac deve, junto com elas, buscar soluções junto aos órgãos governamentais. “Dentre as propostas que surgiram está a criação da Rede de Jovens pelo Fim da Violência, uma iniciativa que deve atuar na conscientização e encaminhamento de soluções para as dificuldades que eles enfrentam”, informou Fátima Carneiro.

Cendac promove encontro com jovens lideranças das Escolas Cidadãs Integrais

Participaram do evento as escolas Manoel Lisboa, do Costa e Silva; Daura Santiago Rangel, do José Américo; João José da Costa, Antônia Rangel, Raul Córdula e Padre Hildon Bandeira, da Torre; Tarcísio Burity, do Centro; João Roberto e Pastor João Pereira Gomes Filho, em Mangabeira; OIívio Pinto, no Valentina; Severina Ramos, de Sobrado; Compositor Luís Ramalho, em Mangabeira;  José do Patrocínio, do Funcionários II; Enéas de Carvalho, de Santa Rita e Francisca Ascensão Cunha, dos Bancários.