Cemitérios abrem nesta segunda em CG com protocolos para evitar aglomeração

Cemitérios estão recebendo visitas desde o sábado, para que na segunda-feira não haja tanta aglomeração

Os cemitérios de Campina Grande vão abrir nesta segunda (2),  Dia de Finados, mas os visitantes terão que obedecer e seguir os protocolos da Organização Mundial de Saúde, como da Secretaria de Saúde do  município, mantendo distanciamento, uso de máscaras, evitar aglomerações e quem tiver comorbidades evitar ir aos campos santos, bem como evitar levar crianças.

Por orientação do prefeito Romero Rodrigues, e a Secretaria de Serviços urbanos e Meio Ambiente-Sesuma, os cemitérios estão recebendo visitas desde o sábado, para que na segunda-feira não haja tanta aglomeração.

“As pessoas devem passar pouco tempo dentro dos cemitérios,, àquelas que tem comorbidades e crianças devem ficar em casa, e a Sesuma, vai disponibilizar álcool gel e lavatórios móveis na entrada dos cemitérios em todos eles, colocar banheiros químicos, mas pedimos que todos respeitem o distanciamento, de 1,5 m no mínimo de uma pessoa para outra, uso da máscara”, explicou Geraldo Nobre, titular da Sesuma, orientando que quem puder leve seu próprio recipiente com álcool e com detergente para fazer sua higienização.

Estas normas devem ser seguidos pelos oito cemitérios públicos, que ficam no bairro do Monte Santo, Cruzeiro, Bodocongó, José Pinheiro, Vila Cabral de Santa Terezinha, e nos Distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista, além dos privados como Campo Santo Parque da Paz e Araxá. “ Todos eles devem seguir estas normas e protocolos.

A Sesuma há dois meses iniciou o trabalho  de preparação e manutenção dos campos santos, desde pintura, parte hidráulica e principalmente elétrica, pois vamos estender a visitação até às 19hs, do sábado até a segunda-feira.

“É possivelmente que o público visitante seja menor do que o ano passado, por conta da pandemia, mas deveremos receber em torno de 20 mil pessoas, só nos cemitérios públicos e mais 15 mil nos privados, por isso, por isso insistimos para a questão do tempo das visita, quanto menor o tempo melhor, pois temos casos de pessoas “ que chegam pela manhã e só saem a noite, e com a pandemia este ano isso não será permitido”, esclareceu Dr. Geraldo.

Cada cemitério tem um administrador e todos estão cientes das medidas que devem ser adotadas com todo rigor.