CBTU João Pessoa recebe mais de duas mil doações de livros este ano

O Projeto Leitura Livre, realizado pela ONG Porta do Sol em parceria com a CBTU João Pessoa, já foi contemplado com a doação de mais de dois mil livros. Desde o mês de junho, a biblioteca ao ar livre está localizada na área de Convivência da Estação João Pessoa e diariamente várias pessoas e instituições doam exemplares. A circulação de livros é intensa, propagando, assim, mais cultura para os passageiros.

O objetivo é possibilitar o acesso ao livro, e uma aproximação com o universo da leitura, para o público ferroviário, permitindo o fácil acesso e uso das estantes, sem cadastros, ou nenhum tipo de controle mais rigoroso. O usuário pode pegar um livro, levar pra casa, devolver ou não e também pode trazer aquele livro que tem em casa e não usa mais. O vendedor, João dos Santos, já é adepto ao projeto e acha muito importante essa rotatividade dos livros. “Já peguei alguns livros aqui na estante e trouxe uns de casa que já tinha lido. É muito bom você esperar o trem lendo um livro, gosto muito desse projeto”, relatou.

Os empregados da CBTU João Pessoa também aderiram ao Projeto Leitura Livre e realizaram várias doações, a exemplo da Engenheira de Produção, Priscila Élida. “Juntei alguns livros meus, das minhas irmãs e já fiz umas três doações de 60 livros para a biblioteca ao ar livre. É importante nos engajarmos em projeto deste tipo”, afirmou.

Quem tiver livro em casa que não usa mais e quer expandir esse conhecimento pode realizar a doação na Estação João Pessoa. O Projeto Leitura Livre foi selecionado no edital do Ministério da Cultura/Fundação Biblioteca Nacional para o Prêmio Leitura para Todos-Projetos Sociais de Leitura.