Caso Joca: campanha cobra mudanças nas regras do transporte aéreo de animais

Caso Joca: campanha cobra mudanças nas regras do transporte aéreo de animais
Foto: Ilustração/Internet

A morte de um cachorro golden retriever chamado Joca durante um transporte aéreo devido a um erro no destino gerou comoção e reforçou a necessidade de medidas para garantir a segurança e o bem-estar dos animais de estimação durante viagens de avião.

O caso de Joca

Joca, de quatro anos, deveria ter sido transportado do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) para Sinop (MT), mas, por um erro da companhia aérea, embarcou para Fortaleza (CE).

O animal ficou oito horas dentro do avião, ultrapassando em muito as duas horas e meia recomendadas por seu veterinário, o que o levou à morte.

Campanha ‘Justiça pelo Joca

Em resposta à tragédia e com o objetivo de evitar que casos semelhantes se repitam, a PetFriendly Turismo, empresa especializada em viagens com animais de estimação, lançou a campanha “Família multiespécie existe sim e merece respeito – Justiça pelo Joca”.

A campanha visa sensibilizar as companhias aéreas e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre a importância de garantir condições seguras e confortáveis para os pets durante viagens aéreas.

Demandas da campanha

  • Flexibilização das regras para permitir que os animais de estimação viagem na cabine junto aos seus tutores.
  • Regulamentação específica para o transporte aéreo de animais, garantindo sua segurança e bem-estar.
  • Melhoria na comunicação entre as companhias aéreas, agências de viagens e tutores dos animais.
  • Treinamento adequado dos funcionários das companhias aéreas para lidar com animais de estimação.

PETFriendly Turismo

A PETFriendly Turismo, empresa que planeja e organiza viagens por todo o mundo priorizando o conforto, bem-estar e saúde dos animais de estimação, defende a importância de manter a família multiespécie unida durante as viagens.

A empresa acredita que é possível garantir que os animais viagem com segurança e tranquilidade, desde que haja medidas adequadas por parte das companhias aéreas e das autoridades competentes.

A campanha ‘Família multiespécie existe sim e merece respeito – Justiça pelo Joca’ é um importante passo na luta por um transporte aéreo mais seguro e humanizado para os animais de estimação.