Casas da Cidadania voltam a funcionar nesta terça-feira em JP e CG

Nessa primeira fase da reabertura, os locais voltarão a funcionar em horário reduzido. Em ambas cidades, o atendimento deve ser agendado pelo site

As Casas da Cidadania começam a ser reabertas a partir desta terça-feira (22), oferecendo os serviços de maneira gradual. Os espaços estão com os serviços suspensos desde março deste ano por causa da pandemia do novo coronavírus, mas inicialmente somente voltarão a funcionar os locais nas cidades de João Pessoa e Campina Grande, apenas para emissão do Registro Civil (RG – carteira de identidade). Em ambas cidades, o atendimento deve ser agendado no site da Casa da Cidadania.

Nessa primeira fase da reabertura, em João Pessoa, voltarão a funcionar apenas as Casas da Cidadania instaladas nos Shoppings Tambiá e Manaíra, em horário reduzido, das 8h às 13h; já em Campina Grande, o funcionamento será das 9h às 14h.

A reabertura atende especialmente à grande demanda de solicitação do RG, um dos serviços prioritários nas Casas, embora o Instituto de Polícia Científica (IPC), mesmo com a suspensão do funcionamento destes espaços, tenha continuado trabalhando e não deixou de atender às situações emergenciais da população, mas com o novo normal não está conseguindo suprir a necessidade daqueles que buscam o serviço.

Para emissão do RG, as pessoas devem primeiro agendar o atendimento no site, clicando na aba Segurança Pública e, em seguida, em Agendamento de Carteira de Identidade CivilA medida respeita o protocolo de segurança para este período de pandemia e evita aglomeração de pessoas.

As Casas da Cidadania são vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh) e têm o objetivo de disponibilizar para a população serviços de vários órgãos públicos e também da iniciativa privada em um único ambiente, dando maior comodidade para os usuários. Atualmente, 25 postos de atendimentos são distribuídos em diversas regiões do estado.