O prefeito Luciano Cartaxo, participou, na manhã desta terça-feira (2), da reabertura dos trabalhos na Câmara Municipal da Capital e fez um balanço dos mais de três anos e meio de gestão à frente da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Ele destacou o investimento na educação e saúde e ressaltou a presença do governo municipal em todos os bairros da cidade. Na semana em que João Pessoa comemora 431 anos, ele também anunciou, para sexta-feira (5), a entrega da reforma e revitalização do Hotel Globo e das Três Lagoas.
Luciano Cartaxo agradeceu, inicialmente, aos vereadores pela relação harmoniosa com o Poder Legislativo e a possibilidade de contar com os parlamentares para o crescimento da Capital. “Temos uma série de projetos sendo executados e tenho convicção da importância da Câmara Municipal neles. Já fui deste parlamento e acho muito importante passar por aqui porque é uma experiência fundamental para se aprender o que é João Pessoa. Esta é uma Casa que conta com grandes quadros e, por isso, alguns deles foram convidados e fizeram parte de nossa gestão”, disse.
Desde o início de 2013, o prefeito tem participado das sessões de abertura dos trabalhos na Câmara Municipal, prestigiando o início dos períodos legislativos. Na sessão desta terça, Luciano Cartaxo citou uma série de projetos e ações desenvolvidas para a população da Capital. Segundo ele, mesmo em um período de crise econômica, a PMJP tem conseguido se destacar com grandes investimentos em obras e na qualidade de vida dos pessoenses.
“Estamos chegando a três anos e sete meses de gestão em um cenário de crise econômica, queda nas arrecadações, contingenciamentos de recursos. Mas se isso foi um desafio, posso dizer que a nossa gestão prosperou porque cumprimos com nossas responsabilidades. João Pessoa venceu a crise porque a enfrentou com trabalho, planejamento e coragem invés de ficar se escondendo esperando que ela passasse”, declarou.
Diante deste cenário, o prefeito destacou que não só conseguiu superar a crise como também investir da maneira correta na cidade. Segundo ele, isso é constatado através dos órgãos de controle externo, como o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) que colocou a PMJP na primeira posição como a prefeitura mais transparente do Estado, com nota 9,9. “É um sinal de que trabalhamos da maneira correta, o que também foi atestado pelo Ministério Público Federal, que também deu nota nove. Isso acontece porque investimos na controladoria para uma transparência cada vez maior e com a valorização dos recursos públicos”, disse.
Centro Histórico – Luciano Cartaxo relembrou o projeto de revitalização da área histórica da Capital, com a recuperação de praças, prédios e com as obras do Parque Lagoa, inaugurado no último mês de junho. “Revitalizamos a Casa da Pólvora, as praças da Independência, João Pessoa e 1817, a Galeria Augusto dos Anjos e a Lagoa do Parque Sólon de Lucena. O novo parque representa o resgate da cidadania e sem dúvida é o maior cartão postal da cidade com espaço para lazer, esportes e cultura”, afirmou.
Educação – Durante o discurso, o prefeito também relembrou os investimentos na área da educação, atendendo às crianças de todos os bairros. “A Prefeitura hoje chega perto das pessoas, cuida das famílias, das crianças. Passamos de quatro mil para 12 mil vagas em creches, um crescimento de mais de 300%, somente nestes três anos e meio. Quando chegamos a Prefeitura, fazia dez anos que não se criava uma nova vaga sequer em creches”, explicou.
Segundo ele, além da ampliação do número de vagas, a PMJP também investiu na infraestrutura das escolas, nas escolas de tempo integral e na qualidade do ensino. “Isso significa o respeito que temos com nossas crianças e a disposição em investir no futuro delas. Por isso realizamos o maior concurso público da história de nossa cidade, com 1.300 vagas na área do magistério e demos posse a eles de uma única vez. Além disso, em cem dias de gestão, também garantimos o passe livre para nossos estudantes”, lembrou.
Saúde – Luciano Cartaxo destacou ainda que os investimentos da área de saúde na Capital são superiores ao estipulado pela Constituição Federal e a cidade tem servido de suporte para moradores de outras cidades, que buscam a qualidade dos serviços oferecidos em João Pessoa. “Enquanto gestor, tenho obrigação de investir 15% do orçamento na saúde, mas nós investimos 23%, atendendo não só a demanda de João Pessoa mas de outras cidades também”,disse.
Entre os investimentos, Luciano Cartaxo citou a reforma das Unidades de Saúde da Família, as academias de saúde, que trabalham com a saúde preventiva, e a UPA do Valentina, que em um ano já realizou mais de cem mil atendimentos. Ele ainda garantiu que neste segundo semestre será entregue a UPA de Cruz das Armas.
Aniversário de João Pessoa – Ao final de seu discurso, o prefeito anunciou para esta sexta-feira, 5 de agosto, dia em que a Capital completa 431 anos, a entrega das obras de revitalização do Hotel Globo e das Três Lagoas. “Se duvidavam que eu não entregaria a Lagoa, digo que estou entregando quatro. O Parque da Lagoa já foi entregue e agora é a vez das Três Lagoas, um equipamento de esportes, com quatro quadras de futebol, área de jardinagem e academias de ginástica. Além disso, também será entregue pela Prefeitura a reforma do Hotel Globo, um espaço de muita importância histórica e cultural de João Pessoa”, declarou.