Cartaxo culpa governo Temer pelo atraso no pagamento de agentes de saúde

Após protesto realizado na manhã de ontem (9) em frente ao Centro Administrativo Municipal por Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs), o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) concedeu entrevista a uma rádio da Capital e afirmou que problemas na interlocução com o Governo Federal tem provocado atraso de repasses federais que estariam afetando a Prefeitura de João Pessoa, no que se refere ao pagamento dos agentes comunitários de saúde.

Diferente do que afirmam os agentes, Cartaxo disse que o governo municipal tem cumprido a sua parte. Segundo ele, a gestão tem encontrado algumas dificuldades em Brasília. A revelação causa estranheza uma vez que o partido do prefeito é da base aliada do Governo Temer e o vice-prefeito Manoel Júnior é do mesmo partido, o PMDB.

“Tem demandas que não são exclusivas do município. É um programa federal. O primeiro, segundo e terceiro ciclo (do Programa Nacional de Melhorias do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) nós pagamos religiosamente em dia. A parte da Prefeitura nós estamos fazendo, agora, a parte que requer do Governo Federal a gente tem algumas dificuldades do ponto de vista que, em determinados momentos, acaba gerando atraso de pagamento”, admitiu.

De acordo com o prefeito, o restante desse pagamento aguarda a avaliação externa por parte da equipe do Ministério da Saúde que esta prevista para acontecer apenas entre os meses de julho e agosto. Cartaxo ainda afirmou ter sido o prefeito que realizou o maior gesto em relação aos agentes comunitários de saúde ao legalizar a situação deles. “Fomos nós que assinamos a carteira de trabalho deste profissionais. Então nós temos um diálogo, franco, aberto e verdadeiro”.