A entrega dos carnês referentes ao Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2019 começou nesta segunda-feira (28), em Campina Grande. De acordo com o secretário de Finanças, Felipe Gadelha, a previsão é que os contribuintes de 179 mil imóveis recebam os carnês.

A estimativa da prefeitura é que se todos os donos de imóveis pagarem o imposto, a arrecadação chegue a R$ 35 milhões neste ano. “Essa valor já é considerando as inadimplências dos anos anteriores, não sendo considerado os valores recuperados pela Procuradoria Municipal”, informou Felipe Gadelha.

A entrega de todos os carnês deve durar cerca de 15 dias. Segundo o secretário, os proprietários de imóveis ou de terrenos que estiverem com os endereços desatualizados devem entrar no site da prefeitura e imprimir os carnês através da internet.

O IPTU 2019 de Campina Grande teve um reajuste de 4,05%, decretado pelo prefeito Romero Rodrigues (PSDB) e publicado no Semanário Oficial dos dias 7 a 11 de janeiro, no qual também foi definido novo valor da taxa de lixo.

O recolhimento do IPTU deve ser feito em cota única ou em até 10 parcelas mensais e consecutivas. O vencimento da cota única ou da primeira parcela será em 28 de fevereiro e das demais parcelas, em caso de parcelamento, no final de cada mês subsequente, com parcela mínima de R$ 50.

Os contribuintes em situação de adimplência que fizerem o pagamento em cota única vão ter um desconto de 15%. “A novidade deste ano é esse desconto na cota única para quem está em situação de adimplência, ou seja, o contribuinte vai acabar pagando menos do que ano anterior”, disse o secretário em outra ocasião.

O secretário ressaltou ainda que, mesmo a taxa da Coleta de Resíduos Sólidos estando junto com o IPTU, o desconto de 15% e o parcelamento é especificamente para o valor do Imposto Predial Territorial Urbano.