Carlos Monteiro garante implementação do Plano Municipal de Cultura Decenal

Candidato do Rede cumpriu agenda de campanha e recebeu representantes do Fórum de Cultura. Ele também assinou carta compromisso com o setor

O candidato à prefeitura pela Rede PB, Carlos Monteiro, cumpriu agenda de campanha, na manhã desta sexta-feira (6), recebendo os representantes do Fórum de Cultura (FdF-PB), no comitê do partido. Carlos assinou a carta compromisso com o fórum João Pessoa que, atualmente, representa 102 entidades.

A criação do Sistema Municipal de Cultura, de um Plano de Cultura decenal e da atualização e modernização da legislação e da gestão do Fundo Municipal de Cultura (FMC) foram demandas apresentadas pelo Fórum e já incorporadas pelo programa “Retomada do Crescimento Verde”.

“A rede completou 5 anos em setembro, trabalhando sete eixos e, principalmente, a representatividade da cultura. Além de pensar a institucionalização das políticas públicas, nosso programa também vai contemplar concurso na área da cultura. Comprometo recursos progressivos e, desde já, garanto a representatividade do conselho municipal para indicar uma lista tríplice para assumir a pasta”, ressaltou, o candidato.

Caio Ceragioli, um dos representantes do movimento, fez uma análise do atual momento histórico que a cultura passa e enfatizou o mercado como uma cadeia produtiva da cultura.

“Atualmente, recebemos cinco milhões para a cultura nesta pandemia. Isso foi luta do movimento. Esta carta é reflexo deste momento e pontuamos políticas a longo prazo. A criação do fundo municipal de cultural é importantíssimo para avançarmos na solidificação do profissional da cultura”, finalizou.

Sobre a Carta da Cultura

O Fórum dos Fóruns de Cultura da Paraíba (FdF-PB) apresentou a Carta-compromisso com a cultura de João Pessoa. O documento é direcionado aos candidatos à Prefeitura Municipal de João Pessoa, estabelecendo compromissos básicos de nortear a gestão e as políticas culturais do município. Busca-se firmar os compromissos elencados na carta, que são resultado de amplo diálogo realizado entre fóruns, organizações e agentes culturais de toda a cidade.

Outras informações sobre a carta-compromisso: www.bit.ly/cartacompromissojp