Capital tem projetos gratuitos de natação em piscinas e no mar

Entendendo a importância do esporte para a formação das pessoas, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) tem investido para oferecer várias modalidades à população. Uma que vem fazendo muito sucesso é a natação, que já tem dois projetos em andamento, um nas piscinas e outro no mar.

Iniciado no dia 1º de junho, o projeto ‘Natação no Mar’ já é um grande sucesso. Atualmente, ele conta com cerca de 250 participantes. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, na Praia do Cabo Branco, próximo ao Busto de Tamandaré, das 5h30 às 8h30.

Devido ao sucesso, o secretário da Sejer, Kaio Márcio, já estuda a possibilidade de ampliação do projeto para outras praias da cidade, como Tambaú e Bessa. Mas, enquanto isso não acontece, ainda há vagas disponíveis para os interessados que tenham a partir de 15 anos.

“Ainda estamos com um número limitado de vagas, mas ainda temos algumas disponíveis. Sempre está mantendo ali nas vagas para 250 alunos, mas sempre tem alunos que tem uma desistência ou, às vezes, naquele mês não consegue ir e a gente consegue encaixar os alunos nessa vaga. Quem quiser se inscrever ainda é possível. Basta ir ao local de treinamento, que fica na Praia do Cabo Branco, próximo ao Busto de Tamandaré”, explicou Kaio.

Outra ação que em breve será iniciada é a natação para crianças no Centro Administrativo Municipal (CAM), que também faz parte do programa ‘Campeões do Amanhã’. Em poucos dias, mais de 3.700 crianças se inscreveram para as aulas.

O sucesso foi tão grande que, inicialmente as aulas seriam realizadas apenas no CAM, mas devido ao quantitativo de inscrições de crianças entre 7 e 15 anos da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura vai ampliar o número de locais através de parcerias. Na última semana, os jovens participaram de uma avaliação de aptidão. No mês de setembro, a Sejer vai iniciar as aulas.

Um dos grandes nomes da natação brasileira nas últimas décadas, o secretário Kaio Márcio está bastante empolgado com as ações voltadas para a modalidade. Espelho para os atletas, ele se diz satisfeito em usar a sua imagem para desenvolver a natação em João Pessoa. “Participo ativamente do projeto. Sempre que posso nado com os alunos e isso é muito bom. Os alunos me pegam como referência da modalidade, apesar da minha especialidade maior ser na piscina, mas no mar também é a natação e acredito que tenha uma influência”, disse o secretário.

População agradece – O projeto ‘Natação no Mar’ foi muito bem recebido pela população da Capital. Hoje, mais de 250 pessoas participam das atividades. Uma delas é o professor Luís Martiny, que mora em João Pessoa há 12 anos. Ele avaliou muito positivamente o projeto e agradeceu à Prefeitura pela oportunidade de praticar o esporte.

“Gostaria de agradecer a Prefeitura de João Pessoa, a Sejer e aos professores. O projeto é de altíssima qualidade e é mais uma oferta de esporte na orla para os moradores. As aulas são totalmente dinâmicas, de alta qualidade, focando no bom rendimento dos atletas”, avaliou o professor.

As aulas estão chamando a atenção até de pessoas que não residem na Capital, como é o caso de Ana Paula, moradora de Brasília (DF). Ela estava de passagem pela cidade, soube do projeto e participou das atividades durante o período que passou por aqui. “Foi uma grata surpresa descobrir este projeto que me deu a oportunidade de treinar um pouquinho no mar durante a semana que estive aqui. Agradeço a oportunidade e parabéns à Prefeitura de João Pessoa pela iniciativa”, agradeceu.

Saúde – O esporte de uma maneira geral é muito bom para saúde e bem-estar das pessoas. A médica Albanete Lima, que trabalha na Rede de Saúde da Prefeitura de João Pessoa, destacou uma série de benefícios que a natação traz para o corpo e para a mente.

“A natação é uma atividade motora que contribui de várias formas para o desenvolvimento e evolução de seus praticantes. Há um fortalecimento da musculatura, colabora para a aprendizagem da lateralidade, equilíbrio, orientação espacial e coordenação motora. A diversidade de movimentos na água faz com que as pessoas explorem seu corpo e o espaço a sua volta. A natação ainda aumenta a capacidade cardiovascular, devido ao gasto calórico, ajuda no controle do peso além de proporcionar um sono mais tranquilo. Além disso, favorece o equilíbrio emocional, a socialização e a autoestima”, afirmou.

A médica Albanete Lima ainda recomendou a natação como um esporte que pode ajudar muitas pessoas, sobretudo, àquelas que sofrem de algum tipo de problema respiratório.

“A natação colabora como método preventivo de doenças do aparelho respiratório, na medida em que aumenta a resistência, com a inalação de ar num ambiente úmido e quente, como o da piscina. Com relação aos objetivos da prática da natação, estudos apontam que a natação melhora a postura e a reeducação respiratória. A melhora de problemas posturais ajuda a corrigir deficiências do sistema respiratório, como nos casos de asma ou bronquite”, concluiu.