Candidatos a prefeito de JP vão para Parada LGBT e apresentam propostas

Os candidatos a prefeito em João Pessoa participaram no último domingo (21) da 15° Parada do Orgulho LGBT em João Pessoa. O evento que neste ano trouxe o tema ‘Combatendo a LGBTfobia nas Ruas e nas Urnas’, foi realizado na orla de Cabo Branco.

A candidata socialista participou no início da noite da saída do trio elétrico da concentração, em frente ao Sesc do Cabo Branco. O evento reuniu centenas de pessoas, que caminharam até Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, ao som de DJs. Em entrevista durante o evento, Cida defendeu políticas públicas para o segmento.

“Pretendo criar e implementar o Plano Municipal de Políticas Públicas LGBT, com o desmembramento da Coordenadoria Municipal, e criar o Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para o segmento”, assegurou.

 A candidata do partido do governador Ricardo Coutinho (PSB) citou ainda a implantação do Centro Municipal de Referência dos Direitos LGBT e Enfrentamento à LGBTfobia – 24 horas, vinculado ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal; a criação da Casa de Passagem e Apoio para a população LGBT em situação de rua e/ou vulnerabilidade social; e a implementação da Rede Municipal de Proteção e Atenção à População LGBT.
A militante no segmento LGBT em João Pessoa e candidata a vereadora pelo PSD, Fernanda Benvenutty, citou avanços da gestão do prefeito Cartaxo por meio de ações efetivas e políticas públicas voltadas à comunidade LGBT, além do apoio permanente ao movimento e suas manifestações, como a própria Parada.
“A gestão de Luciano Cartaxo trouxe muitos avanços para nós através da criação do Centro de Cidadania LGBT e do Programa Transcidadania, permitindo cada vez mais trabalharmos políticas públicas voltadas para o fim do preconceito e dos crimes de homofobia”, afirmou.
O Centro de Cidadania LGBT – inaugurado em maio deste ano – oferece diversos serviços para a população LGBT, como apoio psicológico, jurídico, assistência social e inclusão ao mercado de trabalho. O Centro também disponibiliza uma sede do Banco Cidadão, ouvidoria e acesso a parcerias com os programas do Governo Federal.

O candidato do PSOL, Victor Hugo, compareceu ao evento também, onde declarou que precisamos tolerar as diferenças assim como afirmou que a LGBTfobia precisa ser considerada um crime

“Todos e Todas tem o direito à nossa João Pessoa. Não podemos tolerar mais atos de preconceito e discriminação, as pessoas precisam se sentir seguras. A LGBTfobia tem que ser considerado crime. Pensamos em politicas públicas para educar e desconstruir a cultura do preconceito em todas as esferas. É mais do que importante que os gestores se posicionem pela garantia dos direitos dos LGBT”, declarou.

O Professor Charliton, candidato do PT a prefeito, também participou do evento e avaliou a Parada como um momento de resistência a onda extremamente conservadora que o Brasil está vivendo.

“A simbologia que representa a Parada do Orgulho LGBT é maior do que podemos imaginar, e aqui vimos muitas manifestações ‘Fora Temer’. Em um momento que vivemos a tentativa de aprovação de um projeto como a ‘Escola Sem Partido’, que algumas religiões tentam impor a sua vontade, e que os direitos sociais correm o risco de serem destruídos, a realização de um momento como esse é a demonstração que a resistência continuará firme, e não serão aceitos retrocessos”, disse.

De acordo com o pestista o movimento LGBT escolheu muito bem o tema da Parada deste ano: “Este ano estamos travando uma importante luta contra a direita conservadora, e a nossa vitória virá através da eleição candidatos e candidatas que respeitem a orientação sexual das pessoas, que respeitem a liberdade”, explicou.

“Nós do Partido dos Trabalhadores defendemos um estado verdadeiramente laico, que respeita o indivíduo, e que coloque a administração pública como promotora de ações de combate a qualquer tipo de preconceito. Temos um compromisso com diversidade, com o respeito ao próximo e a defesa dos direitos garantidos pela nossa Constituição. O executivo municipal precisa criar mecanismo de inclusão para garantir acesso à educação, ao emprego, aos serviços de saúde, e outras demandas importantes para o público LGBT”, completou.

 

Confira registros dos prefeitáveis no evento

 

M5SLC-11WYC-1201608220759280000009304unnamed