Candidato a presidente da API, Marcos Wéric destaca renovação, capacitação e retomada da força da entidade

O candidato à presidência da Associação Paraibana de Imprensa (API), o jornalista Marcos Wéric, tratou sobre propostas para a categoria, renovação na entidade e ataques à imprensa durante entrevista concedida a João Costa nesta terça-feira (29). Para o jornalista, este é um momento ímpar para assumir a representação de uma classe importante para sociedade.

“O que me move a encarar esse desafio é a paixão pelo Jornalismo de estar à frente da Associação Paraibana de Imprensa, que está há mais de 80 anos participando da vida da categoria e com discussões pertinentes a toda sociedade paraibana. Tive a oportunidade de atuar em todas as áreas do Jornalismo, sou um apaixonado pelo ofício, pela imprensa. Desde esse comecinho, sempre quis participar da vida da categoria. Sempre me engajei, sempre quis conhecer as pessoas, interagir. Chegou o momento de contribuir de forma mais efetiva”, afirmou Marcos Wéric.

A última disputa para comandar a API teve um cenário bélico, distanciado pela articulação atual da chapa. “A última eleição foi muito ruim para a categoria, para a API e o pedi foi para ter liberdade para montar a chapa. Nesta eleição nós estamos tendo essa maturidade de aglutinar, conversar, debater com as forças divergentes pra lançar uma chapa única. Recebi essa carta branca de todos com que dialoguei e graças a Deus, conseguimos”, disse, em seguida citando que conta com apoio de nove ex-presidentes como Walter Santos, Rubens Nóbrega, Aguinaldo Almeida, Marcela Sitônio, Gonzaga Rodrigues, Nonato Bandeira, Zé Euflávio.

Renovação. Essa é a palavra de ordem da chapa encabeçada por Marcos Wéric e Karla Alencar. Com um cenário nacional onde as entidades representativas, como um todo, perderam força, o foco do grupo é reativar esse vigor da API. “A nossa chapa executiva é bastante jovem, com profissionais de batente que participam e que se engajam, até para que sejamos uma entidade provocativa no debate. O que acontece hoje no Brasil são ataques sistemáticas de alguns setores contra a imprensa e, principalmente, partindo de quem não deveria partir esses ataques, que é do mandatário do país. Reunir de forma sistemática a diretoria, o conselho, para que possamos reintroduzir a API dentro dessas discussões. Nós queremos buscar diálogo com outras entidades como OAB, Ministério Público, Defensoria Pública, com Conselhos e voltar a ter essa ação mais participativa”, destacou o candidato a presidente.

Ainda conforme Wéric, o principal objetivo da chapa também é auxiliar os profissionais. “Vivemos hoje um momento de transformação, em que o jornalismo está cada vez mais digital e é preciso que auxiliar os profissionais de imprensa para que se capacitem e possam acompanhar o fluxo dessa transformação, até para que usem as novas mídias como aliadas e não como adversárias”, disse.

Ataques à imprensa

Desde as eleições de 2018 os ataques à imprensa foram crescendo de forma vertiginosa, principalmente capitaneados pelo presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores. Para Marcos Wéric é momento de reafirmar a força do ofício jornalístico.

“Totalmente inaceitável, repudiável, que a autoridade máxima do nosso país entre em um confronto permanente com a imprensa. Pior, que ele próprio faz isso, ele ainda arrasta uma legião de fanáticos a reproduzir o que ele faz, o que coloca em risco a integridade física dos profissionais. De fato, isso deve ser combatido, com veemência. Onde houver agressão ao direito de liberdade de expressão, a API vai se colocar do lado oposto”, afirmou Wéric.

Carta-proposta

Até o final desta semana a chapa pretende apresentar uma carta-proposta para a categoria. Um dos tópicos, que estamos discutindo com todos da chapa, é capacitar os profissionais para o novo modelo de jornalismo, essa ambiência digital.

Trabalhar o lado empreendedor do jornalista é outro ponto importante destacado por Marcos Wéric. “Vamos buscar parcerias com o Sebrae. Atualmente, boa parte dos jornalistas são empreendedores, mas nem na escola, nem na universidade se aprende a empreender. Queremos capacitar os profissionais de imprensa com base no empreendedorismo, como buscar financiamentos, como gerir seu próprio negócio. Vamos buscar especialistas em mídias digitais, para passar conhecimentos de marketing digital. Vamos trabalhar fortemente nisso”, afirmou o candidato.