Campinense e Treze duelam hoje no Amigão pelo Campeonato Paraibano

rodada #7 do Campeonato Paraibano, a última da fase classificatória, tem início às 16h deste domingo, quando a bola rolará para a edição de número 413 do Clássico dos Maiorais, entre Campinense e Treze, no Estádio Amigão. Apesar de já classificados, engana-se quem pensa que o maior clássico do futebol paraibano não vale nada, pois para a Raposa ainda há a chance de ainda entrar no G-2, que classifica seus integrantes direto às semifinais; já para o Galo, a vitória é imprescindível para arrefecer os exaltados ânimos dos torcedores e, de quebra, terminar à frente do arquirrival na tabela.

O empate por 1 a 1 diante do Atlético de Cajazeiras, na última quinta-feira, teve um gosto amargo para o Campinense, que vencia o duelo contra o Trovão Azul até os 47 minutos do segundo tempo, quando levou o gol de empate do atacante França. A vitória colocaria o Rubro-Negro em um patamar bem mais fácil na luta pela classificação direta às semifinais, sem depender de uma combinação quase que improvável de resultados para tal.

E 1 a 1 também foi o placar da partida entre Treze e Perilima, na abertura da rodada #6, no Amigão. O empate contra o atual lanterna do campeonato foi a gota d’água para boa parte da torcida, que invadiu os treinamentos da equipe na última quinta-feira para cobrar, além de uma postura mais enérgica de atletas e comissão técnica, uma vitória contra o maior rival, que, caso não aconteça, pode determinar o fim da Era Marcelinho Paraíba na área técnica alvinegra.

Situação do Campinense:

A Raposa já está garantida, pelo menos, na fase de repescagem, mas ainda disputa com o Botafogo-PB a segunda vaga no G-2. Para isso, precisará vencer e, chegando aos 12 pontos, terá que torcer por uma derrota do Belo para o Atlético-PB para definir a vaga nos critérios de desempate — primeiro saldo de gols e depois número de gols marcados — quem termina a primeira fase na segunda colocação. Já em caso de empate, a equipe de Ranielle Ribeiro chegará a 10 pontos, sem chance de entrar no G-2 e com a terceira colocação garantida. O pior dos cenários para a Raposa, certamente, é a derrota, onde será ultrapassado pelo rival Treze e pode cair até para a quinta ou para a sexta colocação, caso Atlético-PB e/ou São Paulo Crystal vençam seus compromissos.

Campinense ainda tem chances de terminar a primeira fase dentro do G-2 — Foto: Daniel Lins / Campinense

Campinense ainda tem chances de terminar a primeira fase dentro do G-2 — Foto: Daniel Lins / Campinense

Situação do Treze:

Já garantido na fase de repescagem, mas sem chance de entrar no G-2, o Galo busca a vitória para chegar aos 11 pontos, ultrapassar o arquirrival e se garantir na terceira colocação geral. Em caso de empate ou derrota diante da Raposa, o Alvinegro ficará atrás de Sousa, Botafogo-PB e Campinense, podendo cair até para a quinta ou para a sexta colocação em caso de triunfo de Atlético-PB e/ou São Paulo Crystal em seus jogos.

Treze busca ultrapassar o Campinense na tabela de classificação e terminar a primeira fase na terceira colocação — Foto: Cassiano Cavalcanti / Treze

Treze busca ultrapassar o Campinense na tabela de classificação e terminar a primeira fase na terceira colocação — Foto: Cassiano Cavalcanti / Treze

Transmissão:

  • ge: o Tempo Real da partida começa uma hora antes de a bola rolar no Amigão;
  • Rádio CBN Paraíba: nas ondas do rádio, a partida terá narração de Nilton Batista, comentários de Iago Bruno e reportagens de Marcos Siqueira e Afonso Carlos;
  • Jornal da Paraíba: o torcedor paraibano pode acompanhar todos os jogos do seu clube do coração através do pay-per-view do Jornal da Paraíba. A transmissão ao vivo começa minutos antes da partida.

Campinense – técnico: Ranielle Ribeiro

Ainda invicto no comando da Raposa, Ranielle Ribeiro quer ritmo intenso contra o maior rival e, para isso, deverá manter a base da equipe que empatou contra o Atlético de Cajazeiras no Perpetão, na última quinta-feira. A única mudança no time titular deverá ser a entrada de Edinho Corrêa na vaga de Patrick, que saiu de campo lesionado na última partida. Além do meio-campista, Gabriel Pereira, Renatinho, Vitinho e Iago Leite seguem no departamento médico e não jogam contra o Galo, e Juliano está em transição do DM para os campos. Em contrapartida, Ivamar Júnior, que cumpriu suspensão automática contra o Trovão Azul, fica à disposição da comissão técnica para a partida, e Cadu e Marcelinho estão recuperados de lesão.

Provável escalação da Raposa: Mauro Iguatu, Felipinho, Michel Benech, Cleiton e João Victor; Cleidson Pink, Rafinha e Edinho Corrêa; Matheus Régis, Marcos Nunes e Cláudio.

Treze – técnico: Marcelinho Paraíba

Buscando a vitória para, acima de tudo, acalmar os ânimos da torcida, Marcelinho Paraíba terá para o duelo contra o maior rival o retorno dos meio-campistas Birungueta — artilheiro do campeonato — e Emerson, que estavam suspensos no compromisso contra a Águia. O volante Darlan, o meia Igor Martins e o atacante Sonny Anderson estão no DM e não jogam contra a Raposa. O meia Vitor, que volta de lesão, deverá fazer uma reavaliação física minutos antes da partida para saber se terá condições de começar o Clássico dos Maiorais entre os titulares.

Provável escalação do Galo: Jeferson, Adriano Alves, Vital e Rômulo; Júlio Ferrari, João Ananias, Romeu, Vitor (Raulisson) e Emerson; Birungueta e João Leonardo.
  • Árbitro principal: Tiago Ramos de Oliveira (CBF)
  • Árbitro Assistente nº 1: Luis Filipe Gonçalves Corrêa (CBF)
  • Árbitro Assistente nº 2: Rafael Guedes de Lima (CBF)
  • Quarto Árbitro: Ruthyanna Camila Medeiros da Silva (CBF)
  • Árbitro Reserva Assistente: Marcelo Paulino de Oliveira (FPF)

Do Globo Esporte/PB.