A última rodada da fase de classificação da Série D serviu para definir os confrontos da segunda fase da competição. Agora, restam 32 times na briga pelas quatro vagas na Terceirona do ano que vem. Os 17 campeões de grupos e mais os 15 melhores segundos colocados avançaram para o mata-mata. Nesta fase, o times paraibanos Sousa e Campinense foram classificados.

O regulamento proporcionou muita emoção neste domingo. O 15º melhor segundo colocado só foi definido com um gol nos acréscimos. Reinaldo Alagoano marcou o segundo gol do Campinense na vitória de 2 a 0 sobre o Atlético-PE e eliminou a Desportiva-ES. Antes desse gol, a equipe paraibana e a capixaba estavam empatando em todos os critérios.

Além da Desportiva-ES, o outro segundo colocado que não conseguiu a classificação para o mata-mata foi o Inter de Lages. Clubes tradicionais como Portuguesa e Bangu não se classificaram. Ao todo, 22 estados seguem representados na competição e a Bahia lidera com três times classificados.

Os confrontos do mata-mata

Atlético-AC x São Raimundo-PA
Gurupi x Princesa do Solimões
Rio Branco-AC x Altos
Santos-AP x São Francisco
Guarany de Sobral x Parnahyba
Globo FC x Maranhão
Juazeirense x Campinense
Fluminense de Feira x Sousa
América-RN x Comercial-MS
Ceilândia x Jacobina
União Rondonópolis x URT
Portuguesa-RJ x Aparecidense
Boavista-RJ x Espírito Santo
Operário-PR x Villa Nova-MG
São Bernardo x Metropolitano
São José-RS x Brusque

Entenda o regulamento

Conforme o regulamento da Série D, os 16 melhores primeiros colocados, entre os 17 grupos, formam o Bloco I, recebendo numeração de 1 a 16, em ordem crescente de suas respectivas chaves. Assim, por exemplo, o Atlético-AC ficou com o número 1, por ter sido líder do Grupo A1; o Gurupi, o número 2; o Rio Branco-AC, o número 3, e assim sucessivamente.

O pior primeiro colocado (Villa Nova-MG) se junta aos 15 melhores segundos colocados e formam o Bloco II. Eles recebem numeração de 17 a 32, também levando em consideração a ordem de seus grupos. Assim, o Princesa do Solimões foi o número 17 (segundo do Grupo A1), o São Raimundo-PA foi o número 18 (segundo do Grupo A2), e assim por diante.

Pelo regulamento, o primeiro do Bloco I (clube 1) enfrenta o segundo do Bloco II (clube 18); enquanto que o segundo do Bloco I (clube 2) enfrenta o primeiro do Bloco II (clube 17). Esse cruzamento se mantém nos confrontos seguintes.

Os times do Bloco I (os campeões de grupo, com exceção do Villa Nova-MG) fazem a primeira partida fora de casa e decidem a classificação para a terceira fase como mandantes. A CBF deve divulgar a tabela nos próximos dias. Vale lembrar que o gol marcado na casa do adversário é critério de desempate. Persistindo a igualdade no saldo de gols, a disputa vai para os pênaltis.

As informações são do Globo Esporte Paraíba.