Campinense e Grêmio-RS duelam nesta quarta-feira pela Copa do Brasil

A contagem regressiva para Campinense x Grêmio-RS pela Copa do Brasil de 2023 está aberta. Paraibanos e gaúchos duelam nesta quarta-feira (1), às 20h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela primeira fase da competição nacional. O confronto entre os dois times não será inédito, já que esse será o terceiro encontro na história entre os dois. Rubro-negros e tricolores se encontraram outras duas vezes em 2015, inclusive no mesmo torneio.

Para a partida no Mané Garrincha, só uma equipe entra em campo com necessidade e obrigação de vitória: o Campinense. Afinal, segundo o regulamento da primeira fase da Copa do Brasil, o Grêmio-RS, melhor colocado no Ranking de Clubes da CBF e que é visitante na partida, tem a vantagem do empate para avançar de fase. O vencedor do embate entre terá pela frente o Ferroviário, que eliminou o Resende.

Na sexta colocação, com 11 pontos, o Campinense vive momento difícil no Campeonato Paraibano e tem a classificação para a semifinal da competição estadual bastante ameaçada. Até aqui, foram duas vitórias, cinco empates e uma derrota em oito partidas. Já na Copa do Nordeste, o Rubro-Negro de Campina Grande é o penúltimo colocado do Grupo B, com apenas quatro pontos conquistados em 20 disputados.

Já o Grêmio-RS, liderado pelo uruguaio Suárez, vive grande fase no Campeonato Gaúcho. Até aqui, são oito vitórias e um empate em nove partidas — líder isolado e de forma invicta. Ao todo, foram 20 gols marcados e apenas quatro sofridos. Além disso, o Imortal conquistou a Recopa Gaúcha em janeiro, ao derrotar o São Luiz por 4 a 1, com direito a hat-trick do Pistoleiro.

Confrontos diretos

Campinense e Grêmio se encontraram apenas duas vezes em toda a história. Os dois jogos foram pela Copa do Brasil de 2015. Na ida, no dia 1º de abril daquele ano, o Tricolor derrotou o Rubro-Negro em pleno Estádio Amigão, na Paraíba, por 2 a 1. Naquela ocasião, Douglas e Luan marcaram pelo Tricolor, enquanto Felipe Alves descontou para o Rubro-Negro. O resultado não classificou a equipe gaúcha, e duas semanas depois os times voltaram a se enfrentar, desta vez, em Porto Alegre.

No dia 15, na Arena do Grêmio, o clube comandado por Felipão conqusitou um novo triunfo diante do Campinense: 2 a 0. Douglas e Lincoln balançaram as redes para o Tricolor, que carimbou a vaga para a segunda fase do torneio. Os gaúchos caminharam na competição até as quartas de final, mas foram eliminados pelo Fluminense. Com informações do GE.