Campina Grande já imunizou mais de 70 mil pessoas contra o H1N1. Somente esta semana foram mais de 10 mil campinenses vacinados. Para receber a dose única da vacina que protege contra a Influenza e seus subtipos basta se deslocar até um dos pontos de vacinação com documento de identificação pessoal oficial e comprovante de residência no município.
Como também está acontecendo a campanha de imunização da covid-19 para a população em geral, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para o intervalo mínimo de 15 dias entre a aplicação de uma e de outra vacina.
“Quem tiver tomado a vacina da covid nos últimos 15 dias precisa aguardar esse prazo mínimo”, explicou a Gerente de Atenção Básica, Samira Luna.
Sobre a influenza
A influenza afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade, por ser uma infecção viral aguda. Os sintomas são febre alta, que dura em torno de três dias, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. Em casos mais graves pode existir a dificuldade para respirar e ocorrer a necessidade de hospitalização.
A vacinação previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas, que inclusive podem ser confundidos com os da covid-19. Mesmo quem se vacinou em anos anteriores precisa reforçar a proteção porque o vírus sofre mutações e a vacina tem novas cepas. O imunizante protege da influenza B e dos dois tipos da Influenza A: H1N1 e H3N2.