Campina Grande inicia serviço de televisita para familiares de pacientes com Covid-19

Assistentes sociais fazem a ligação para os familiares em horários específicos e intermediam a conversa com os pacientes

Para humanizar ainda mais o tratamento das pessoas com Covid-19 internadas no Hospital Municipal Pedro I, a Secretaria de Saúde de Campina Grande iniciou um serviço de televisita para que os familiares possam se comunicar com os pacientes e acompanhar a evolução e o quadro dos seus entes queridos.

São chamadas de vídeo feitas através do Whatsapp. Os assistentes sociais fazem a ligação para os familiares em horários específicos e intermediam a conversa com os pacientes. As ligações são feitas com pacientes que estão na ala das enfermarias com quadro estável.

“Essa é uma forma de humanizar mais o serviço porque estamos vivendo uma situação muito delicada em que os familiares não podem ter contato com os pacientes e isso causa muita aflição aos parentes e também aos próprios pacientes. Agora, as famílias podem ver através da chamada de vídeo como estão seus entes queridos e conversar com eles, e isso faz uma diferença enorme”, disse o Secretário Municipal de Saúde, Filipe Reul.

Para realizar a televisita, os assistentes sociais solicitam um número de Whatsapp da família. A Secretaria de Saúde também já disponibiliza um número de telefone para as pessoas ligarem a fim de receberem informações. É o (83) 3310-6388. Esse serviço funciona das 14h às 17h.

Para o Diretor Clínico do Hospital Municipal Pedro I, Dr. Tito Lívio, a medida é muito importante. “Todo familiar quer e precisa ter informação do seu paciente e esse serviço pode inclusive ajudar na recuperação deles, já que o fator psicológico é fundamental”, avaliou