A partir do dia 11 de setembro, um caminhão itinerante vai percorrer as cidades de São Vicente do Seridó, Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Picuí e Baraúna, no estado da Paraíba,, passando por escolas públicas do ensino fundamental para falar sobre a importância do uso de fontes de energia limpa. De forma lúdica, no projeto Caminhão Energia – Teatro nas Escolas Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, cerca de 6 mil alunos são apresentados a diversos processos de geração de energia limpa e, por meio de atividades culturais, aprendem sobre como as novas gerações podem contribuir para a sustentabilidade do planeta.
Realizado pela NTICS Projetos e com patrocínio incentivado da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no país, a ação itinerante contempla oficinas artísticas, palestras e ações culturais para alunos do ensino fundamental, além de uma capacitação para cerca de 350 professores em temas ligados à sustentabilidade. “No contexto global, a transição energética é uma das temáticas mais discutidas atualmente. Grandes empresas estão se comprometendo com pesquisas e iniciativas para garantir que a energia do futuro seja sustentável e não agrida o meio ambiente. Este projeto visa trazer informações importantes dessa agenda para crianças de escolas públicas, oferecendo uma visão abrangente para que cada um deles possa se engajar e contribuir para esta ‘Década da Regeneração”, revela Ana Xavier, CEO da NTICS Projetos.
Em cada uma das cidades, a carreta promove um circuito de atividades que começa dentro do caminhão, onde os alunos poderão assistir a vídeos usando óculos de realidade virtual, podendo ver e sentir o processo de geração de energias renováveis. Em um segundo momento, eles são direcionados para participar de oficinas culturais transformando garrafas PET e materiais recicláveis em cataventos e aprendendo os conceitos da energia eólica. Na terceira etapa, os estudantes utilizam o próprio corpo para gerar energia em uma pequena competição em bicicletas elétricas. Depois, eles assistem a uma peça de teatro que visa apresentar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) -, da Organização das Nações Unidas (ONU). Por fim, os alunos ainda participam de oficinas de teatro com o objetivo de ensiná-los algums técnicas montar uma apresentação ligada ao tema. A ação conta ainda com uma palestra para professores que ensina a trabalhar os temas da sustentabilidade no dia a dia da sala de aula.
Ronan Max Prochnow, gerente de Sustentabilidade e ESG da CTG Brasil, destaca que iniciativas como essa estão totalmente alinhadas à atual agenda de Sustentabilidade da companhia, de modo a atender à crescente demanda do planeta por energia limpa.
“Um dos pilares da nossa missão é contribuir na transição para uma economia que reduz as emissões de carbono e combater os impactos das mudanças climáticas no planeta. Projetos como esse, que começam na comunidade escolar, são uma ótima forma de garantir que nossas próximas gerações se antecipem e compreendam a importância de pensarmos e construirmos soluções coletivas que atendam que nos levem a um futuro mais sustentável”, finaliza Ronan.
As atividades nas escolas se estendem até o dia 2 de outubro. Confira abaixo o cronograma completo
São Vicente do Seridó, PB
11 e 12/09 – EMEF Damião Zelo De Gouveia
13/09 – Escola Municipal Alzira Xavier Das Neves
Pedra Lavrada, PB
16/09 – EMEF Maria Elenita Vasconcelos Carvalho
17/09 – EMEF Santa Ana De Albuquerque
17/09 – EMEF Rita Sampaio Meira
17/09 – EMEF Maria Enedina
18/09 – EMEF Marildes Do Socorro Lucena Cordeiro
Nova Palmeira, PB
19/09 – EMEF Iran Coelho Dantas
20/09 – EMEIF Professora Benita Dos Santos Cordeiro
20/09 – ECI Antônio Coelho Dantas
Picuí, PB
23/09 – EMEF Severino Ramos Da Nobrega
23/09 – EMEF Felipe Tiago Gomes
24/09 – EMEF Ana Maria Gomes
25/09 – Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Da Paraíba, Campus Picuí
26/09 – EMEF Pres. Tancredo De Almeida Neves
27/09 – EMEF Gov. Flavio Ribeiro
Baraúna, PB
30/09 – Emef Felipe Rodrigues De Lima
01/10 – Escola Municipal De Ensino Fundamental Celina Rodrigues Da Silva
02/10 – EEEM Prefeito Severino Pereira Gomes