Câmara de Campina quer debater problema da água com governador

A Câmara de Campina Grande realizou Audiência Pública nesta terça-feira (11),e debateu o abastecimento em Campina devido baixo nível que se encontra o Açude Epitácio Pessoa, manancial que abastece o município. Depois do debate, os vereadores decidiram enviar as deliberações da audiência ao governador Ricardo Coutinho (PSB), com quem agendarão uma reunião para discutir o problema.

Participaram da Audiência Pública, o secretário de Recursos Hídricos do Estado, João Azevedo, o presidente da CAGEPA, Duesdete Queiroga e o presidente da AESA, João Vicente Machado, representando o Governo do Estado, e autoridades locais.

O secretario de recursos hídricos do estado declarou que o Açude de Boqueirão conta atualmente com 100milhões de metros cúbicos de água e que esse manancial está sendo monitorado pela CAGEPA e AESA.

Ele disse ainda que o estado está preocupado e tratando o problema com respeito. Ele ressaltou ainda o problema do abastecimento no estado vai melhorar com a chegada das águas do São Francisco. Acrescentou que a construção de adutoras como Camará vai melhorar o abastecimento em Campina e outros municípios.

O presidente da CAGEPA, Deusdete Queiroga, admitiu o racionamento d’água já no início de dezembro) e disse que empresa tem avançado com relação aos consertos de vazamentos, que segundo ele dá-se devido as tubulações antigas, principalmente nas cidades de Campina Grande e João Pessoa.

O vereador Olimpio Oliveira questionou sobre outro plano, por parte do estado, caso não chegue o período de chuvas e a transposição do Rio São Francisco atrase ainda mais. “Precisamos de outra expectativa além de esperar pelas águas do São Francisco, porque o racionamento impedirá a instalação de novos empreendimentos e a criação de empregos”, finalizou Olimpio.

Depois da realização da Audiência Pública os vereadores pretendem discutir o problema com o governador do Estado Ricardo Coutinho, ao qual será enviada uma carta com as deliberações da audiência.