Mudanças na aposentadoria: saiba como votou a bancada paraibana na Câmara Federal

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (13) uma proposta de mudança no fator previdenciário, que é o cálculo utilizado para a concessão de aposentadorias. A alteração foi incluída como emenda (proposta de mudança) ao texto da MP 664, que restringe o acesso à pensão por morte, aprovada por 232 votos a favor, 210 contra e duas abstenções.

Dos 12 integrantes da bancada paraibana na Câmara dos Deputados, cinco votaram favoráveis à mudança e seis contrários, segundo levantamento feito pelo site Congresso em Foco. Wilson Filho (PTB) não participou da votação.

Atualmente, o fator previdenciário reduz o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de contribuição antes de atingir 65 anos (nos casos de homens) ou 60 (mulheres). O tempo mínimo de contribuição para aposentadoria é de 35 anos para homens e de 30 para mulheres.

A alteração aprovada propõe a chamada fórmula 85/95, pela qual o trabalhador se aposenta com proventos integrais (com base no teto da Previdência), atualmente R$ 4.663,75) se a soma da idade e do tempo de contribuição resultar 85 (mulheres) ou 95 (homens). Para professoras, de acordo com a emenda, a soma deve ser 80 e para professores, 90. Se o trabalhador decidir se aposentar antes, a emenda estabelece que a aposentadoria continua sendo reduzida por meio do fator previdenciário.

Veja abaixo como votou a bancada paraibana, segundo Congresso em Foco:

Sim

Benjamim Maranhão (SD)

Damião Feliciano (PDT)

Efraim Filho (DEM)

Pedro Cunha Lima (PSDB)

Rômulo Gouveia (PSD)

Não

Aguinaldo Ribeiro (PP)

Hugo Mota (PMDB)

Luiz Couto (PT)

Manoel Júnior (PMDB)

Veneziano Vital do Rêgo (PMDB)

Wellington Roberto (PR)

Não participou da votação

Wilson Filho (PTB)

Clique aqui e confira como votaram os deputados de outros Estados