- Publicidade -
Cotidiano

Cagepa diz que já chegou água na torneira de mais de 80% da população de CG e região

Suspensão do racionamento só foi possível depois que o Governo do Estado acionou a Justiça

Campina Grande e mais 18 localidades da Paraíba voltaram a ser abastecidas pelo açude Epitácio Pessoa, conhecido como Boqueirão, após o fim do racionamento de água que durou mais de dois anos. Segundo o gerente regional da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Ronaldo Meneses, já chegou água na torneira de mais de 80% da população.

- Continua depois da publicidade -

Meneses explicou que as bombas começaram a ser religadas às 19h desta sexta-feira (26), após a decisão judicial que liberou o fim do racionamento. Com isso, a Zona 1, que só voltaria a ser abastecida às 17h deste domingo (27), já começou a receber água. De acordo com ele, ainda neste sábado, toda a população vai ter acesso a água.

O gerente da Cagepa explicou que a Zona 2 já estava abastecida, conforme o cronograma do racionamento. Porém, não vai mais haver o corte no domingo. “A Zona 1, que estava desabastecida, já começou a receber água normalmente”, disse ao G1.

Ele lembrou que o primeiro racionamento foi implantado no dia de 6 de dezembro de 2014, devido à estiagem prolongada que causou uma situação crítica no Açude de Boqueirão, chegando a apresentar menos de 2,8% da sua capacidade máxima. Só depois da chegada das águas do Rio São Francisco, por meio da transposição – que aconteceu em abril deste ano -, o reservatório voltou a receber recargas significativas de água e, na última segunda-feira (21), atingiu 8,2% da sua capacidade total, saindo do volume morto.

Decisão judicial

Após o Governo do Estado anunciar o fim do racionamento para a última sexta-feira, a juíza Ana Carmem Pereira de Jordão, a pedido da Defensoria Pública de Campina Grande, determinou que o racionamento continuasse. O desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, no entanto, suspendeu a decisão da juíza com uma liminar, nesta sexta-feira, e liberou o fim do racionamento.

700 mil pessoas abastecidas

De acordo com o gerente da Cageoa, com o fim do racionamento, mais de 700 mil pessoas estão sendo beneficiadas nos municípios de Campina Grande, Lagoa Seca, São Sebastião de Lagoa de Roça, Pocinhos, Queimadas, Barra de Santana, Caturité, Boqueirão, Boa Vista, Soledade, Cabaceiras, Juazeirinho, Cubati, Pedra Lavrada, Olivedos, São Vicente do Seridó, além dos distritos de Seridó, Galante e São da Mata.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected] | WhatsApp: (83) 98176 - 1651

Redação Paraíba Já

Fundado em maio de 2010, o Paraíba Já é um portal de notícias sediado em João Pessoa (PB), que tem compromisso com a verdade, fazendo um jornalismo de qualidade e relevância social.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar