Cagepa conclui obra de esgotamento sanitário e beneficia 4 mil famílias

A implantação do sistema de esgotamento sanitário no Jardim Cidade Universitária foi concluída. São mais de 4 mil novas residências beneficiadas, atingindo mais de 9 mil pessoas. Foram investidos R$ 4,7 milhões, com fonte de recursos do PAC I e Governo do Estado.

De acordo com o gerente de Execução de Obras da Cagepa, Joaquim Almeida, a companhia está executando a limpeza e desobstrução das tubulações, já que alguns moradores fizeram ligações irregulares antes da liberação da rede.

“Esse processo já deve ser concluído ainda este mês e, a partir daí, a obra estará totalmente pronta para ser inaugurada”, explicou. Também foram feitas novas ligações para atender as novas áreas construídas no bairro.

O presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves, disse que com a entrega do sistema no Jardim Cidade Universitária, a cobertura de esgotamento sanitário para a população de João Pessoa chegará a 70%.

“É mais uma obra de grande impacto em uma área que vem crescendo muito nos últimos anos. Vamos ampliar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto sanitário em João Pessoa e o que era jogado em fossas e muitas vezes no próprio solo, agora terá seu destino correto. Estamos entrando na fase de pré-operação, já testamos os equipamentos”, disse.

O presidente da Cagepa destacou que outras frentes de trabalho estão executando serviços no Jardim Ester, Cruz das Armas, parte dos Funcionários, Cristo Redentor, Padre Zé, José Américo, Água Fria e Colibris, que também estão recebendo esgotamento sanitário.

“A obra do Jardim Ester já está concluída e em fase de testes. Mas o cronograma é bem mais amplo e até o início do segundo semestre estaremos colocando em operação a coleta e tratamento em vários bairros”.

No total, são R$ 103 milhões em obras de saneamento só na Capital. Também estão previstas ações para atender as cidades de Cabedelo, Bayeux, Conde, Patos e Santa Rita, com recursos do PAC 2.