A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) adquiriu nesta terça-feira (8) um grupo gerador de energia para atender, exclusivamente, as estações elevatórias de esgoto localizadas nos bairros da orla de João Pessoa. O investimento, no valor de R$ 120 mil, vai evitar transbordamentos de esgoto causados por queda de energia elétrica.

De acordo com o diretor de Operação e Manutenção, José Mota Victor, o gerador é móvel e poderá ser levado para qualquer uma das 15 elevatórias da praia, mediante necessidade. “Qualquer extravasamento naquela área causa um impacto negativo muito grande, principalmente no turismo e no meio ambiente, por ficar próximo ao mar. Até então, no caso de falta de energia elétrica, a estação parava de bombear até que a concessionária de energia executasse o reparo. Portanto, para evitar situações como essa, compramos esse grupo gerador para minimizar os vazamentos na área”, explicou.

Publicidade
ALPB

Mota destacou que uma série de ações visando otimizar a coleta e tratamento de esgotos está sendo executada pela companhia. “Antes disso, também adquirimos e implantamos bombas submersíveis reservas em todas as estações elevatórias de esgotos de João Pessoa, como também realizamos a recuperação de todos os quadros de comando elétrico. Isso é um trabalho constante e gradativo”, pontuou.

Manutenção permanente – Intervenções como essa, de recuperação das redes e estações, são feitas todos os dias pelas equipes de manutenção da Cagepa e beneficiam toda a população da Região Metropolitana de João Pessoa. Ao total, são aplicados cerca de R$ 2 milhões por mês em serviços como substituição de tubulações, aquisição de equipamentos eletromecânicos, retirada de vazamentos, melhorias na rede de distribuição de água e na rede coletora de esgotos.

Comente

Camara Municipal