Publicidade
CotidianoSem categoria

Cachorros são envenenados no município de Santa Terezinha, no Sertão da PB

O cantor Wandy Soares, conhecido em todo o Brasil, pois fez sucesso nas bandas Mulher Chorona, Pisada Federal e hoje canta no forró do Precateado, usou suas redes sociais para denunciar a matança de cachorros no município de Santa Terezinha, em que pessoas estão dando ‘bola’ a animais soltos na rua. O veneno é envolto em um pedaço de carne envenenada, e quando o animal come morre pouco tempo depois.

É verdade que nas ruas de Santa Terezinha existem muitos animais, cães e gatos soltos, perambulando, embora não se justifique tal crime. Um tema já debatido na Câmara Municipal, inclusive o presidente da casa, vereador Francisco Bezerra, apresentou um projeto que cria um controle populacional dos animais via castração das fêmeas, por meio de uma parceria entre a prefeitura e a Universidade Federal de Campina Grande. Uma ótima alternativa, que segundo o poder executivo, o projeto foi sancionado e será posto em prática em breve.

O Blog do Jordan Bezerra procurou as autoridades do município para falar sobre o tema. A polícia local informou que não recebeu nenhuma denúncia sobre a matança de animais, disse que ficou sabendo pela imprensa, mas que agora iria tomar as providências.

Também procurado pelo Blog do Jordan Bezerra, a prefeitura se pronunciou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com uma nota de repúdio. No texto, a prefeitura afirmou que dispõe de serviço de vigilância e fiscalização desses casos, além de dispor de um cadastro para aqueles que pretendem castrar seus animais.

“A prefeitura municipal de Santa Terezinha-PB, através da Secretaria de Saúde, vem a público repudiar a forma absurda, inaceitável e covarde os atos praticados com crueldade contra os animais envenenados recentemente na nossa cidade. Esclarecemos a população que disponibilizamos na coordenação de Vigilância Sanitária um cadastro para a população interessada na castração de animais junto a UFCG, respaldado por lei municipal”, relatou em nota.

A prefeita da cidade, Terezinha de Zé Afonso (PSDB), lamentou o ocorrido e se prontificou a solucionar o problema, por meio de campanhas de conscientização e proteção dos animais.

“Lamentamos o ocorrido, pois, atentar contra a vida dos animais de forma cruel, não é medida sanitária e nem tampouco preventiva de doenças. Solicitamos que população denuncie as autoridades os possíveis responsáveis pelo envenenamento dos animais, tendo em vista que configura crime tipificado no art. 32 da Lei Federal contra os crimes ambientais n° 9605. Diante do exposto, firmamos nosso compromisso em fortalecer campanhas de conscientização sobre maus tratos e outros temas ligados a proteção dos animais”, garantiu a gestora.

Já o presidente da Câmara Municipal, Francisco Bezerra(PSB), disse que o problema não é de hoje. Ele afirmou que vem combatendo o descaso com os animais no município. O exemplo foi o projeto criado por ele para castrar as fêmeas abandonadas, proporcionando o controle populacional dos animais, sobretudo os que vivem nas ruas.

As informações são do Blog do Jordan Bezerra. 

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected] | WhatsApp: (83) 98176 - 1651

Mostrar mais

Redação Paraíba Já

Fundado em maio de 2010, o Paraíba Já é um portal de notícias sediado em João Pessoa (PB), que tem compromisso com a verdade, fazendo um jornalismo de qualidade e relevância social.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar

Bloqueador de Anúncios detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios