Deputado bolsonarista afirma que Consórcio Nordeste é inconstitucional

O deputado estadual Cabo Gilberto defendeu, durante discurso no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), a tese de que o Consórcio Nordeste é inconstitucional.

“É inconstitucional Consórcio do Nordeste porque a Constituição proíbe que estados saiam do Brasil querendo representá-lo. Isso é inconstitucional, todos nós sabemos disso”, afirmou o deputado assumidamente bolsonarista.

Gabo Gilberto se referiu à missão do Consórcio na Europa, na qual os governadores da região se reuniram com políticos e empresários europeus para atrair investimentos para a região.

Para ele, os estados nordestinos quiseram representar o Brasil como um todo – o que seria inconstitucional, de acordo com ele.

Consórcio Nordeste

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste foi instituído em julho deste ano, pelos governadores nordestinos, e recebeu a denominação de Consórcio Nordeste. Se trata de uma entidade com natureza jurídica de autarquia de consórcio público que objetiva economizar recursos nas compras de materiais, além de facilitar o desenvolvimento e execução de políticas públicas envolvendo mais estados nordestinos.